Devem faltar carros nas lojas em setembro, preveem montadoras com fim da queda do IPI

O IPI volta a subir em outubro -a alíquota vai recuperar um terço do que foi cortado; em novembro haverá outra alta

Devem faltar carros nas lojas em setembro | Montagem/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A maior agressividade no mercado de crédito e o fim da isenção do IPI sobre os carros, marcada para o final deste mês, devem provocar novamente falta de modelos nas concessionárias por conta da antecipação das compras, afirma o setor.

O IPI volta a subir em outubro -a alíquota vai recuperar um terço do que foi cortado; em novembro haverá outra alta; e a última será em dezembro.

Para André Beer, ex-presidente da Anfavea (associação das montadoras) e consultor automotivo, setembro deve dar uma "arrancada" nas vendas.

Segundo Francisco Stefanel- -li, diretor nacional de Vendas da Chevrolet, é provável que faltem modelos no mercado neste mês, situação que já ocorreu em junho, também devido à antecipação das compras.

"A demanda vai ser muito forte em setembro. Se for para comprar um carro, é melhor comprar o quanto antes, para não enfrentar fila de espera ou ficar sem os opcionais desejados", afirma Stefanelli.

O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, também alerta o consumidor para não deixar para a última hora. "Pode eventualmente haver alguma falta nas revendas."

A taxa média de juros apurada em julho no setor automotivo chegou a 2,75%, o menor patamar da série histórica, de acordo com Miguel de Oliveira, vice-presidente da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). Já o prazo voltou a se alongar para até 80 meses no mercado.

"O setor voltou a ser bastante agressivo na concessão de crédito", afirma Oliveira.

A GM, por exemplo, começou a oferecer a partir do último final de semana planos de financiamento com prazo de 72 meses e juro mensal de 1,51%.

A Ford já trabalha com planos de 80 meses. "A ordem é vender carro", diz Ivan Nakano, gerente de marketing de varejo da montadora.

Em agosto, os emplacamentos giraram a um ritmo menor do que em julho, com vendas de 258.163 veículos -entre automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus-, uma queda de 9,56%, segundo dados da indústria automotiva. Ante agosto do ano passado, porém, as vendas cresceram 5,47%.

Para o ano, a expectativa é que o mercado bata o recorde do ano passado, com o emplacamento de mais de 3 milhões de unidades, diz Beer.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES