Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Diabéticos e hipertensos terão os medicamentos grátis

Governo anuncia remédios gratuitos contra diabetes e hipertensão

Compartilhe

A presidente Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram nesta quinta-feira, no Salão Oeste do Palácio do Planalto, a gratuidade dos medicamentos contra hipertensão e diabetes disponíveis no programa Aqui Tem Farmácia Popular. A ampliação do acesso da população à Política Nacional de Medicamentos e a melhoria da assistência à saúde dos brasileiros "são prioridades da presidenta e do ministro Padilha", informou o ministério da Saúde.

Para estrear a gratuidade de medicamentos no Aqui Tem Farmácia Popular, o programa ganha o slogan "Saúde não tem preço". Durante o anúncio, Padilha assinará uma portaria normatizando a oferta gratuita de medicamentos para hipertensão e diabetes, doenças com alta prevalência no País. "O nosso objetivo é ampliar o atendimento à população e estimular o uso adequado de medicamentos. Com isso, será possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a longevidade dos brasileiros acometidos por hipertensão e diabetes, independentemente de eles serem usuários ou não do Sistema Único de Saúde (SUS)", explica o ministro.

Além da gratuidade de medicamentos, Padilha deve anunciar a drogaria do programa com credenciamento de número 15 mil. A relação dos produtos que passam a ser oferecidos de graça à população será informada nos pontos de venda.

As medidas normatizadas pela portaria do Ministério da Saúde deverão ser implementadas pelos estabelecimentos conveniados até o próximo dia 14, período concedido para a adaptação dos sistemas de venda das farmácias conveniadas. Ainda assim, as farmácias e drogarias que se adequarem antes desse prazo já poderão oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.

O impacto da medida no orçamento do Aqui Tem Farmácia Popular será acompanhado e mensurado pelo ministério com base nas informações do sistema de gerenciamento do programa. A expectativa é que o acesso da população aos medicamentos oferecidos gratuitamente cresça substancialmente.

Programa atende a 1,3 mihão por mês

De acordo com o Ministério da Saúde, o Aqui Tem Farmácia Popular atualmente beneficia mensalmente cerca de 1,3 milhão de brasileiros, dentre os quais aproximadamente 660 mil são hipertensos, e 300 mil, diabéticos.

Desenvolvido pelo governo federal, o programa conta com parcerias com a rede privada de farmácias e drogarias, que se credenciam espontaneamente ao firmarem convênio com o Ministério da Saúde. Com exceção dos medicamentos para diabetes e hipertensão - que, a partir de agora, passam a ser oferecidos gratuitamente -, o governo federal financia 90% do valor de referência dos medicamentos no programa, cujo orçamento anual é de R$ 470 milhões.

Por meio do programa, a população tem acesso a 24 tipos de medicamentos para hipertensão, diabetes, asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Para ter acesso aos produtos, é necessário que o usuário apresente CPF, documento com foto e receita médica. Originalmente criado em 2004, o Farmácia Popular foi estendido em 2006 à rede privada, recebendo a denominação atual.

No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde, 80% desses casos são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS.

O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população contribui para o aumento da ocorrência dessas doenças, que também são ocasionadas por fatores genéticos.


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar