Dilma Rousseff afirma esperar inflação perto de zero no mês de julho, e dentro da meta em 2013

Segundo a presidente, a inflação neste ano ficará dentro da meta oficial, de 4,5%

Avalie a matéria:
Presidente Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A inflação no Brasil vem caindo de forma consistente nos últimos meses e deve ficar próximo de zero em julho, disse a presidente Dilma Rousseff , nesta quarta-feira (17), em discurso na reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

Segundo a presidente, a inflação neste ano ficará dentro da meta oficial, de 4,5% pelo IPCA, com margem de dois pontos percentuais para mais ou menos.

"É incorreto falar em descontrole da inflação ou das despesas do governo", afirmou. "Temos certeza que vamos fechar o ano com a inflação dentro da meta."

A presidente declarou que o pacto fiscal proposto por ela limita qualquer tentação de populismo fiscal e que o governo só pode gastar aquilo que não comprometa o equilíbrio fiscal e o controle da inflação.

Inflação desacelera em junho, mas atinge maior nível desde 2011

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve alta de 0,26% em junho, ante alta de 0,37% em maio. A alta registrada no mês passado é a menor desde junho de 2012, quando o indicador avançou 0,08%.

Porém, no acumulado em 12 meses, o indicador acumula elevação de 6,70%, a maior taxa desde outubro de 2011 (6,97%), e acima do teto de 6,5% da meta do governo.

No acumulado do 1º semestre, a inflação atingiu 3,15%, ante 2,32% no mesmo período do ano passado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES