Dilma nao consegue que Russia acabe embargo a carne brasileira

Três grandes estados produtores de carne – Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso – estão com suas vendas embargadas para o país

Dilma em cerimônia no túmulo do soldado desconhecido, em Moscou | Misha Japaridze/AP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dilma Rousseff e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, anunciaram ontem acordos de cooperação em várias áreas ? da defesa à organização de mega eventos esportivos. Mas fracassaram em fechar o único acordo importante para o principal setor de exportação para a Rússia: carne. Três grandes estados produtores de carne ? Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso ? estão com suas vendas embargadas para o país desde junho do ano passado, por motivos sanitários. E todas as tentativas do governo de restabelecer o comércio falharam.

Dilma Rousseff não apenas confirmou a falta de acordo, como desautorizou o ministério da Agricultura. Quando jornalistas perguntaram por que o ministério anunciou o fim do embargo no dia 28 de novembro, depois de uma reunião em Moscou da qual participou o secretário de defesa agropecuária, Ênio Marques, Dilma respondeu.

? O ministério da Agricultura estava equivocado .

Mas a própria presidente errou ao garantir ? e frisar -- que o embargo aos três estados só se refere à carne suína. Na realidade, é um embargo geral: carne de boi, de porco e frango.

? O embargo dos três estados é de suino. Aqui não tem embargo de carne bovina. Por favor, não criem problema onde não tem. O embargo nos três estados é exclusivamente de carne suina e está no fim ? disse a presidente.

A expectativa era de que os russos oficializassem o fim do embargo durante a primeira visita oficial da presidente. Mas Putin nem tocou no assunto no único evento oficial diante da imprensa. Dilma, sentada ao lado de Putin, limitou-se a dizer:  

? Expressei a expectativa pelo pronto restabelecimento do comércio de carne suína do nosso país e o fim do embargo aos três estados brasileiros

Anteontem à noite, o secretário de relações internacionais do Ministério da Agricultura, Célio Porto, já admitia a dificuldade em convencer os russos:

_ Nós fizemos tudo o que podíamos do lado técnico. Dependemos agora de negociações de alto nível ? disse.

Um dia antes de se encontrar com Putin, Dilma esteve com o primeiro-ministro Dimitri Medvedev e saiu animada, dizendo que ele disse que o assunto teria uma ?solução positiva?.

? Ele não me comunicou qual será a decisão final, mas considerou que os produtores brasileiros tomaram todas as medidas ? afirmou Dilma.

E ontem, pouco antes de Dilma se encontrar com Putin, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto , disse que ficaria ?surpreso? se o embargo não fosse suspenso.

Há dois problemas com os russos. Um é o embargo aos três estados. Outro é a nova exigência de um certificado de que a carne suína brasileira não tem ractamina ? um aditivo aceito nos Estados Unidos, mas proibido na Rússia e na União Européia (UE).

eeeeeeeeeeeeeDilma sobre vaca louca: ?Não há epidemia?

Dilma também reagiu a um problema potencialmente maior: o anúncio da China, Japão e da África do Sul de suspensão das importações de carne bovina do Brasil, depois da revelação recente de que um animal teve a doença da vaca louca em 2010.

? Vamos batalhar para esclarecer, porque é um caso muito localizado, sem característica de doença de infecção. Vamos esclarecer e torcer para que o resultado seja o melhor para o produtor brasileiro. A Rússia não tocou nesse assunto (vaca louca) ? garantiu.

Questionada sobre porque o governo levou tanto tempo para relatar o caso de uma vaca com a doença em 2010, ela disse:

_ Estamos olhando porque que houve tamanha demora.  Ainda não tenho como dizer (se houve erro). A primeira informação que temos é a de que foram feitos vários exames, porque não havia uma caracterização precisa de que havia [a doença]. Está claro que é incipiente.

A presidente disse que não teme um ?efeito dominó?, ou seja, que outros países também decidam suspender, por precaução.

_ Não temo (efeito dominó). Vamos ter que ser muito transparentes e vamos fazer todo o esforço nesse sentido. Aí não é só uma questão do governo, parte da iniciativa dos produtores em cumprir os requisitos internacionais.

E frisou:

_ Não há epidemia. A informação técnica é que está absolutamente restrito a um episódio. É um episódio. É bom que a gente trate disso com muita  seriedade porque senão criamos uma situação que não existe. No caso do Brasil é um episódio.

Para Pedro Camargo Neto, da Abiceps, a credibilidade do Brasil foi afetada com a demora em comunicar o caso, e o efeito dominó « já existe.

? Alguém tem que explicar direitinho o que aconteceu ? disse.

Mas ele disse que os 3 países que suspenderam as importações por conta da vaca louca são ?insignificantes.

? Nós exportamos meia dúzia de latas de carne para o o Japão ? ironizou lembrando que o Brasil passou 5 anos negociando a entrada de carne no mercado japonês.

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/dilma-nao-consegue-que-russia-suspenda-embargo-carne-brasileira-7057813.html#ixzz2F3qzupkJ



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES