Dilma Rousseff tenta eleger Graziano para diretoria da FAO

Apesar de se dizer otimista, o Itamaraty se recusa a fazer prognóstico.

Dilma | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Às vésperas da escolha do novo diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), parte do governo brasileiro desembarca em Roma, sede da organização, sem a certeza de que a primeira grande aposta diplomática do governo Dilma Rousseff, a indicação de José Graziano para o cargo, terá um resultado positivo para o Brasil. Apesar de se dizer otimista, o Itamaraty se recusa a fazer prognóstico.

Com a chancela do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma campanha intensa, que incluiu a participação não apenas do chanceler Antonio Patriota, mas da própria presidente Dilma Rousseff, Graziano parece ter boas chances de finalmente obter para o Brasil posto relevante em um organismo internacional. No entanto, com voto secreto e outros cinco candidatos, o governo considera que todas as apostas são precipitadas.

Seminário e votos

Para tentar pender a balança para Graziano, o Itamaraty realizou ontem, dois dias antes da eleição, um seminário em Roma sobre "Cooperação Técnica Brasileira: Agricultura, Segurança Alimentar e Políticas Sociais" para os delegados na FAO. Cinco ministros explicaram a representantes de países em desenvolvimento - especialmente na África - não apenas os programas sociais brasileiros, mas também o que o País oferece em técnica, financiamento e parcerias a outros governos.

Desde o início o Itamaraty deixou de lado a diplomacia e usou como estratégia de campanha a disputa Norte-Sul, ou seja, países desenvolvidos versus países em desenvolvimento, batendo na tecla de que não faz sentido que um europeu, representante da região que mais investe em subsídios para o setor agrícola, dirija um órgão que tem como meta promover a agricultura dos países mais pobres.

O alvo é o principal adversário de Graziano, o espanhol Miguel Ángel Moratinos, que centrou sua campanha na ideia do quanto a Espanha contribui para as Nações Unidas e quanto um país rico poderia fazer pela FAO. No entanto, a crise econômica que abate o país e a perda de apoio popular ao governo de José Luis Zapatero, de quem Moratinos foi chanceler, animam o Brasil. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES