Brasileiro deve pagar mais caro para se divertir. Veja!

Diversão deve ficar mais cara até o fim do ano

Ilustração. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Até o fim deste ano, o brasileiro deve pagar mais caro para se divertir. Ao menos, esta é a análise do economista da FGV (Fundação Getulio Vargas), André Braz.

Segundo ele, a tendência já pode ser observada no IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal), divulgado nesta sexta-feira (01) pela Fundação, que aponta alta de 0,30% nas despesas com Educação, Leitura e Recreação.

De acordo com o estudo, o aumento do grupo refletiu, sobretudo, o aumento no item show musical, cuja taxa variou de 0,15% para 5,68% em uma semana.

Mínimo e economia

Ainda na avaliação do economista, dentre os motivos para a alta dos preços de lazer, estão a valorização do salário mínimo, que remunera uma boa parte dos trabalhadores da área, elevando os custos deste tipo de serviço, que, por sua vez, são, consequentemente, repassados para o consumidor.

Além disso, diz ele, a melhora da economia faz com que o brasileiro gaste mais, elevando a demanda e impactando os preços.

Quedas x Altas

Em agosto, entretanto, itens como show musical e teatros acumularam quedas de 0,51% e 3,96%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em São Paulo, os recuos foram ainda maiores, de 3,41% e 9,58%, respectivamente. Já na capital fluminense, tais itens variaram 2,93% e 5,70%, nesta ordem.

Por outro lado, tanto cariocas, como paulistanos, pagaram mais caro para ir ao cinema. Em São Paulo, em agosto, o item já acumulava alta de 6,37% sobre igual período do ano passado; enquanto que no Rio, na mesma base de comparação, o aumento apurado foi de 6,25%.

Considerando o Brasil, a alta é de 5,04%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES