Dólar afeta preço de celular, PCs, chuveiro e outros produtos no BR

Alta do dólar já faz subir preços no Brasil

Dólar | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de o governo minimizar o impacto do aumento do dólar nos preços, a alta recente da moeda já pressiona a inflação e fará estrago ainda maior nos próximos meses, dizem economistas.

Produtos comercializados internacionalmente -e que, portanto, sofrem a influência do câmbio- acumulam inflação de 6,8% no acumulado em 12 meses até julho, segundo dados do Banco Central.

Um ano antes, a alta era de 3% para os mesmos bens.

Os chamados comercializáveis têm preços cotados internacionalmente ou sofrem a concorrência de produtos importados, explica o economista-chefe da corretora Votorantim, Roberto Padovani.

Segundo ele, o forte aumento de preços nos últimos 12 meses reflete dois fatores: alta do dólar entre fevereiro e junho de 2012 (de 19%) e disparada no preço das commodities em meados do ano passado.

O impacto do câmbio fica claro nos bens de consumo duráveis, grupo que faz parte dos comercializáveis. Esses itens, que acumulavam queda de 5% em julho de 2012, agora sobem 2,45%.

Puxam essa alta produtos como bicicleta, micro-ondas, ventilador e chuveiro elétricos, cujos preços subiram mais de 7% no último ano.

Itens como fogão (+7%) e geladeira (+5%) refletem também a recomposição gradual do IPI, desde fevereiro.

A variação do dólar explica cerca de 40% da variação dos preços de bens de consumo duráveis, estima a CNC (Confederação Nacional do Comércio). Muitos dos insumos para fabricação desses itens são importados.

"Não tenho dúvida de que a alta do dólar já impactou os preços e vai atrapalhar as vendas de Natal", disse o economista-chefe da CNC, Carlos Thadeu de Freitas.

Humberto Barbato, presidente da Abinee (associação da indústria elétrica e eletrônica), que produz celulares e computadores, diz que o setor elevou seus preços de 2% a 3% em julho por causa do aumento de 10% do dólar nos dois meses anteriores.

O setor ainda espera ver onde o câmbio vai se estabilizar para decidir se haverá outro aumento. "Não é comum ter alta no nosso setor, pois os produtos ficam obsoletos e mais baratos", disse.

Outro setor que já está repassando preços é o de importação de alimentos e bebidas gourmet.

Segundo Adilson Carvalhal Jr., presidente da associação do setor (Abba), houve um aumento em agosto de 8% a 12% no preços de itens como vinhos, azeites e chocolates.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES