Dólar lidera ranking de aplicações no País

A variação da taxa de câmbio foi de 4,64% em agosto, muito superior aos ganhos da poupança e fundos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pelo terceiro m?s consecutivo, a Bolsa de Valores ocupou a posi??o de pior aplica??o financeira. O ?ndice Ibovespa, refer?ncia para boa parte dos fundos de renda vari?vel do mercado, acumulou desvaloriza??o de 6,43%.

Na ponta oposta, o d?lar liderou o ranking das aplica?es mais rent?veis do m?s. A varia??o da taxa de c?mbio foi de 4,64% em agosto, muito superior aos ganhos proporcionados pela poupan?a ou pelos fundos de renda fixa.

Os fundos de investimento do tipo DI ou Renda Fixa deram retorno de, respectivamente, 0,82% e 0,78%, em m?dia, segundo c?lculo da Anbid (Associa??o Nacional dos Bancos de Investimento), com dados atualizados at? o dia 25 do m?s. J? a caderneta de poupan?a, aplica??o mais popular do pa?s, proporcionou retorno de 0,65% no m?s.

Depois da Bolsa de Valores, o ouro foi a pior aplica??o do m?s: o pre?o da commodity conforme refer?ncia do contrato da BM&F (Bolsa de Mercadorias & Futuros) teve desvaloriza??o de 5,38% em agosto.

Com exce??o da Bovespa e do ouro, todas as outras aplica?es tiveram rentabilidade acima da infla??o: o IPCA-15 foi de 0,35%. Pelo IGP-M, houve defla??o de 0,32%. O primeiro ?ndice reflete o custo de vida para fam?lias com renda mensal entre um e 40 sal?rios m?nimos, enquanto o c?lculo do segundo indicador embute pre?os do varejo, do atacado e da constru??o civil.

Rentabilidade Anual

A Bolsa de Valores tamb?m desanima os investidores na perspectiva do ano. Em oito meses, o Ibovespa acumula desvaloriza??o de 12,84%, gra?as aos tr?s meses consecutivos de perdas, entre junho e agosto.

Aplica?es referenciadas ao c?mbio tamb?m apresentaram retorno bastante ruim para o investidor: o pre?o da moeda americana acumula desvaloriza??o de 8% no ano. A commodity ouro n?o mostra retorno melhor: a cota??o do metal na BM&F retraiu 7,37% em 2008.

Os investimentos mais rent?veis do ano tamb?m se enquadram na categoria dos mais seguros: os fundos DI tiveram rentabilidade m?dia de 7,33% ano, segundo a Anbid. No caso dos fundos Renda Fixa, o retorno m?dio foi de 7,98%. No ano, o ganho da caderneta de poupan?a foi de 4,90%.

Em oito meses, a infla??o acumulada ? de 4,69%, pela refer?ncia do IPCA-15, e de 8,35%, pelo IGP-M.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES