Drex: Saiba como deve funcionar a nova moeda digital do Banco Central

Valor será equivalente ao do papel-moeda, operação se dará por meio de carteiras virtuais e não haverá correção automática.

Drex: Saiba como deve funcionar a nova moeda digital | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Banco Central escolheu o nome da primeira moeda digital oficial do país, que será chamada de "Drex". Essa denominação é uma abreviação da expressão "digital real x", sendo apelidada internamente na instituição de "primo do Pix".

De acordo com o Banco Central, estima-se que o Drex esteja disponível para o público até o final de 2024. A moeda digital poderá ser convertida em papel-moeda e vice-versa, e o acesso a ela será realizado por meio de carteiras virtuais oferecidas por bancos e outras instituições financeiras.

O Drex não vai ter remuneração automática – semelhante ao que acontece com o dinheiro guardado em casa, por exemplo. O BC espera que a nova moeda ajude a baratear custos de operações bancária e aumentar a inclusão dos consumidores no novo mercado financeiro.

“O real digital é uma expressão da moeda soberana brasileira, que está sendo desenvolvida para dar suporte a um ambiente seguro onde empreendedores possam inovar e onde os consumidores possam ter acesso às vantagens tecnológicas trazidas por essas novas ferramentas, sem que para isso precisem se expor a um ambiente financeiro não regulado”, diz o BC, em nota.

Diferença entre Drex e criptomoedas

As criptomoedas têm um funcionamento similar ao das ações na Bolsa de Valores, onde os investidores buscam rentabilidade ao colocar dinheiro nelas. No entanto, o Drex não terá variação no preço, pois será apenas uma representação virtual da moeda física brasileira.

Enquanto as criptomoedas apresentam variação de preço de acordo com a oferta e demanda, o Drex manterá um valor estável em relação ao real brasileiro. Por exemplo, R$ 5 em papel-moeda equivalerão a 5 drex.

Importante destacar que, de acordo com o Banco Central, o real digital funcionará em uma plataforma blockchain, a mesma tecnologia usada pelas criptomoedas. Contudo, é fundamental ressaltar que o Drex não será considerado uma criptomoeda, pois estará garantido pelo governo. Sua finalidade será apenas oferecer uma representação digital do real físico, sem a volatilidade característica das criptomoedas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES