Demanda por eletrodomésticos e móveis tem recorde de baixa, diz FGV

O comércio do país registrou em julho seu pior momento desde 2010 para dois segmentos: móveis e eletrodomésticos e tecidos e vestuário.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O comércio do país registrou em julho seu pior momento desde 2010 para dois segmentos: móveis e eletrodomésticos e tecidos e vestuário, ambos batendo recordes de demanda insuficiente. Segundo a Sondagem do Comércio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgada nesta quarta-feira (31), entre os comerciantes de móveis e eletrodomésticos, 38% citaram a falta de demanda como o principal fator de limitação para seu crescimento ? o segmento esteve aquecido ao longo de 2012 e início de 2013 por conta das isenções e reduções fiscais.

No setor de tecidos e vestuário, 48% dos entrevistados atribuíram à demanda insuficiente a dificuldade de crescimento. No comércio como um todo, a demanda insuficiente impactou o crescimento de 22,4% dos entrevistados, mostrando um mercado desaquecido.

Segundo o economista Aloisio Campelo Junior, superintende-adjunto de Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV), o segmento de vestuário foi especialmente impactado pelas manifestações de junho e julho, citadas pelos comerciantes, uma vez que lojas sofreram depredações e saques. Outros indicativos de mercado desaquecido citados pela sondagem a partir da pesquisa junto a comerciantes foram o custo financeiro e o acesso ao crédito bancário.

IPI

Reduzido em 2012, o IPI de móveis e eletrodomésticos começou a subir em feveireiro. As alíquotas sofreram uma nova elevação em julho. A previsão, no entanto, é que as alíquotas "originais" só sejam recompostas a partir de outubro.

Confiança

O Índice de Confiança do Comércio (Icom), apurado pela Sondagem do Comércio, registrou queda de 3,4% no trimestre móvel encerrado em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado. No trimestre de junho a queda tinha sido menor, de 3,0%. Com o resultado, o indicador ficou em 121,1 pontos, o menor da série histórica, iniciada em março de 2010.

"O cenário do comércio parecia que ia melhorar em junho, com a desaceleração da inflação dos alimentos, mas a piora do cenário impactou a percepção em julho sobre vendas e negócios. E a percepção da situação atual foi pior do que a expectativa para os próximos meses. A recuperação das vendas vai ser mais modesta nos próximos meses. A pior expectiva é a dos vendedores de bens duráveis, como eletrodomésticos e automóvies, devido à alta de taxa de juros, menor acesso ao crédito e comprometimento da renda das famílias", disse Campelo.

Ele explica que o comércio terminou o primeiro semestre em menor ritmo com a desaceleração da massa salarial. "O emprego não cresce tanto como no ano passado, assim como o consumo da famílias. A inflação impactou no início do ano", disse.

A sondagem mostra ainda que, para o setor de material de construção, o fator limitador ao crescimento mais citado foi a falta de espaço físico. E o setor é também o único a mostrar melhora no índice de confianca, na avaliação da situação atual e nas expectativas para próximos meses.

"O setor de material de construção melhorou, pode ser a expectativa de que o governo vá acelerar obras de infraestrutura. O segmento de hiper e supermercados também pode melhorar se o ambiente tenso das manifestações de junho e julho desanuviar. Mas tem uma limitação: vendas a prazo podem ficar contidas por conta do aumento e juros, do comprometimento da renda e da baixa confiança do consumidor", disse ele.

Também o Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu em julho - 6,4% na comparação com junho ao passar de 119,4 pontos para 111,7 pontos, atingindo o menor nível desde junho de 2009 (110,2), segundo a Sondagem de Serviços da FGV, divulgada nesta quarta. Os destaques foram serviços de transportes (recuo de 5,6%), serviços presados a emrpesas (-4,6%), serviços de informação (-10,6%) e serviços às famílias (-5,6%).

De acordo com a FGV, a queda da confiança foi disseminada, atingindo 11 de 12 segmentos pesquisados, e sua intensidade pode estar relacionada às manifestações populares que tomaram as ruas das principais cidades do Brasil em junho.

Enquanto a sondagem de comércio mosrava avaliação negativa sobre a percepção da situação atual, mas positiva para as expectativas, a sondagem de serviços mostra cenário negativo de 6,4% tanto na confiança, como na percepção atual, e de -6,5% também nas expectativas. O mesmo comportamento é verificado na análise da média do trimestre encerrado em julho.

"A avaliação sobre o momento presente cai pela quarta vez consecutiva. O índice de expectativas, que parecia esboçar uma interroção da queda no mês anterior, votou a reuar em julho", explicou o economista do Ibre Silvio Sales.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES