Economia brasileira tem 2ª queda seguida

Resultado do PIB mensal mostra que produção caiu -0,2% na comparação com o mês de abril

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A economia brasileira manteve no mês de maio um ritmo mais fraco em sua geração de riquezas. Segundo a pesquisa de atividade econômica da consultoria Serasa Experian, o PIB mensal (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas do país) ficou em -0,2% no quinto mês do ano, após recuar 0,1% em abril.

Na comparação com maio de 2009, o indicador, divulgado nesta sexta-feira (23), ainda tem avanço (8,1%). O número é menor do que os registrados em março e abril deste ano, de 10,1% e 8,8%, respectivamente, na comparação com os mesmos meses de 2009.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, o fim dos estímulos fiscais ? como o IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] sobre automóveis e eletrodomésticos ? fez com que os consumidores antecipassem a compra desse tipo de bem, o que provocou aumento das vendas no primeiro trimestre.

- É natural observar um menor ritmo expansão da atividade ao longo do segundo trimestre. As turbulências externas nos países europeus e o início do ciclo de aperto monetário [aumento nas taxas de juros] contribuíram, ainda que em menor escala, para o esfriamento da economia.

Considerando o trimestre entre março e maio, a expansão da economia foi de 2,4% (no trimestre entre fevereiro e abril) para 1,9%. Em 12 meses, esse número ainda tem avanço de 4,2%.

A indústria foi a principal responsável pelo esfriamento da atividade econômica. O setor reduziu a produção em 0,1% em maio na comparação com o mês anterior. Em um ano, a indústria avançou 12,6% (ritmo menor do que os registrados em março e abril).

Os serviços cresceram 0,2% no quinto mês do ano, após uma diminuição dos negócios entre março e abril. Os serviços haviam recuado 0,3%. Frente a maio de 2009, o setor cresceu 5,4%. O agropecuário avançou 0,3%, desacelerando desde o começo deste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES