Economia brasileira vai crescer 5% em 2012, diz Dilma Rousseff

Segundo presidente, inflação também estará controlada no próximo ano

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente da República, Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira (16) que a economia brasileira vai crescer 5% em 2012. Ela falou sobre o assunto em uma confraternização com jornalistas no Palácio do Planalto.

Além do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) na ordem de 5%, a presidente prevê inflação controlada.

Ela disse estar ?otimista? porque, segundo ela, neste ano seu governo teve o ?cuidado de tomar medidas de precaução diante de uma conjuntura [de crise] que não estava muito claro como seria?.

De acordo com estimativa do mercado financeiro presente no boletim Focus, do Banco Central, divulgado na segunda-feira (12), a economia brasileira deverá crescer 3,40% em 2012. A Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade de representação do empresariado, também estima que o PIB terá um crescimento menor do que o previsto pela presidente, de 3%.

Dilma afirmou que o Brasil ?deu um salto no crédito?, apesar de rumores de que o país ?teria problema? nessa área.

De acordo com dados apresentados por ela, os bancos concederam R$ 1,94 trilhão de crédito em 2011 sem precisar recorrer ao Orçamento, uma vez que o Brasil mantém uma alta reserva de compulsórios dos bancos (contribuição obrigatória das instituições bancárias depositada no Banco Central).

?A questão que me permite dizer que sou otimista é que temos recursos públicos para enfrentar [a crise].?

A presidente declarou ainda que o país vai ?atingir sem nenhum problema? o superávit primário de R$ 91,7 bilhões e que terá ?bom fôlego e grande capacidade de manobra?.

Disse também que o Brasil fez uma ?antecipação cautelosa? em relação à crise econômica dos países europeus e que o país ?aprendeu muito com a crise de 2009?. Para Dilma, atualmente a economia brasileira desperta confiança no restante do mundo.

Em relação à crise europeia, disse que o Brasil já passou por ?ajuste fiscal sem luz no fim do túnel e sabemos onde vai dar?. Ela afirmou que a crise deve ser vista como ?oportunidade?. ?Quanto mais a economia esta crescendo, é que nem andar de bicicleta. Parou, caiu.?



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES