Economia do Brasil no terceiro trimestre fica estagnada devido crise

O PIB, em valores correntes, chegou a R$ 1,05 trilhão no período.

Avalie a matéria:
PIB do Brasil não cresceu nada no 3º trimestre. | Reprodução Web
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os juros maiores em vigor até agosto e o agravamento da crise global ditaram os rumos da economia brasileira no terceiro trimestre, período no qual o PIB (Produto Interno Bruto) ficou estável frente ao segundo trimestre, na comparação livre de influências sazonais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística).

O PIB, em valores correntes, chegou a R$ 1,05 trilhão no período. De julho a setembro, o PIB cresceu, porém, 2,1% em relação ao mesmo período de 2010. Com o resultado, a economia do país acumula alta de 3,2% nos três primeiros trimestres do ano e 3,7% nos últimos 12 meses (quatro trimestres).

Setor mais sujeito a oscilações e com maior conexão com o exterior, a indústria sofreu mais o baque da crise e registrou queda de 0,9% na comparação com o segundo trimestre. Já serviços teve queda de 0,3% e agropecuária subiu 3,2%.

O consumo das famílias caiu pela primeira vez desde o quarto trimestre de 2008, segundo a economista do IBGE, Rebeca Palis. O índice cedeu 0,1% na compração mensal, mas cresceu 2,8% na comparação anual (contra o terceiro trimestre de 2010) e acumula no ano alta de 4,8%.

Os investimentos (medidos pela formação bruta de capital fixo), por seu turno, caíram 0,2% na esteira da menor confiança de empresários diante da crise.

Já o consumo do governo registro queda de 0,7%

As exportações subiram 1,8% e as importações declinaram 0,4%.

De janeiro a setembro, indústria, serviços e agropecuária acumulam altas de 2,3%, 3,2% e 2,8%, respectivamente.

Já o consumo das famílias, os investimentos e o consumo do governo registram alta de 4,8%, 5,7% e 2,2%, respectivamente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES