Economia do Brasil recua 0,52% em fevereiro, diz Banco Central

O indicador mostrou que a atividade reverteu parte da alta de 1,43% de janeiro sobre dezembro

Economia do país recua 0,52% | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma espécie de prévia do Produto Interno Bruto (PIB), recuou 0,52% em fevereiro na comparação com janeiro, reforçando o cenário de fragilidade da recuperação econômica brasileira, informou o Banco Central nesta sexta-feira (12).

O indicador mostrou que a atividade reverteu parte da alta de 1,43% de janeiro sobre dezembro, dado revisado da alta de 1,29% divulgada anteriormente.

Na comparação com fevereiro de 2012, o IBC-Br avançou 1,88% e acumula em 12 meses alta de 0,83%, de acordo com dados dessazonalizados.

Dados decepcionam

O resultado alimenta ainda mais as preocupações com a dinâmica da atividade econômica brasileira. Depois de sinais de recuperação em janeiro, os dados seguintes passaram a decepcionar, complicando ainda mais a posição do Banco Central para definir os rumos da política monetária.

Um dos pilares da economia, as vendas do setor varejista surpreenderam em fevereiro com queda de 0,4% ante janeiro e o primeiro recuo anual desde novembro de 2003, de 0,2%.

O resultado foi influenciado pela inflação, que acumulou em 12 meses até março alta de 6,59% pelo IPCA, estourando o teto da meta do governo.

Soma-se ao cenário a dificuldade da produção industrial em deslanchar, tendo registrado em fevereiro recuo de 2,5%, no pior resultado mensal em pouco mais de quatro anos.

Copom pode subir os juros

O mercado volta agora suas atenções para a reunião da semana que vem do Comitê de Política Monetária (Copom). A expectativa é de manutenção da Selic em 7,25% na próxima quarta-feira, e outra pesquisa da Reuters mostra que o ciclo de aperto monetária deve começar em maio.

No mercado futuro de juros, no entanto, as apostas indicam que a Selic será elevada já na próxima semana.

Mercado estima alta de 3%; Mantega fala em 4%

Para o mercado, de acordo com o Boletim Focus, a economia brasileira deve crescer 3% no ano. A avaliação dos economistas surge após sinais de um início de ano em recuperação, puxado pela indústria e também pelo varejo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou recentemente que espera um crescimento de cerca de 4% do PIB. Para ele, a economia brasileira inicia 2013 com condições internas e externas mais favoráveis que em 2012. Segundo o ministro, a economia nacional vem caminhando bem no primeiro trimestre.

PIB de 2012

A economia brasileira cresceu 0,9% em 2012, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No quarto trimestre, o crescimento foi de 0,6% em relação ao trimestre anterior, e de 1,4% em relação ao quarto trimestre de 2011. Foi o pior desempenho anual da economia desde 2009, quando encolheu 0,3%. Em 2011, houve crescimento de 2,7% e, em 2010, de 7,5%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES