Economia cresceu 1,2% no 2º trimestre de 2010

Geração de riquezas avançou 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, diz IBGE

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A geração de riquezas brasileira cresceu mais do que o esperado no segundo trimestre, mas menos do que nos primeiros três meses do ano. O PIB (Produto Interno Bruto) avançou 1,2% entre abril e junho na comparação com o primeiro trimestre e 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a R$ 900,7 bilhões.

Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (3) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os números mostram que a economia passou por um período de acomodação após o forte crescimento do período de janeiro a março. Entre o primeiro e o segundo trimestre, a agropecuária registrou o maior aumento (2,1%), seguida pela indústria (1,9%) e pelos serviços (1,2%). Nos três primeiros meses do ano, a economia do país avançou 9% na comparação com o mesmo período de 2009.

Essa foi a maior variação das riquezas do país desde o início da sua série histórica, em 1995. Frente ao último trimestre de 2009, o crescimento foi de 2,7%. Bernardo Wjuniski, da consultoria Tendências, diz que os incentivos fiscais criados pelo governo para enfrentar a crise financeira fizeram com que o consumo crescesse nos primeiros três meses do ano, o que elevou o faturamento das empresas e gerou mais emprego e renda. No segundo trimestre as desonerações de impostos para veículos, por exemplo, já não existiam mais.

- O primeiro trimestre teve todos os bons condicionantes da economia e uma expansão robusta por causa dos incentivos fiscais. O consumidor que poderia comprar nos meses seguintes, adiantou a compra. Agora a geração de riquezas deve ficar mais próxima do natural. Ele diz que um crescimento menor, frente ao trimestre anterior, não é motivo para preocupação. - Claro que um PIB menor indica que a economia está menos aquecida e gera menos emprego de alguma maneira, o que eleva menos a renda. Mas a análise de um trimestre é muito restrita para chegar a esse tipo de conclusão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES