Economia do Carnaval está mais formalizada, diz levantamento

Considerando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, houve um aumento de 76% nas formalizações.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Carnaval de 2013 ficou mais profissional. Um levantamento do Sebrae no cadastro de microempreendedores individuais (MEI) da Receita Federal mostra que o crescimento de empreendedores formalizados foi maior entre as profissões ligadas ao feriado.

Considerando as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Recife, houve um aumento de 76% nas formalizações ligadas à folia no último ano.

O crescimento do MEI nessas capitais, incluindo todas as profissões que participam do programa, foi de 73%.

Para o diretor-presidente do Sebrae, Luiz Barretto, com a nova legislação para formalização de microempreendedores, há uma tendência de o Carnaval se profissionalizar, especialmente por envolver contratos com entes públicos e patrocinadores.

"Carnaval tem rimado pouco com informalidade. Rima com planejamento e com uma indústria competitiva."

Alexandre Tsurumaru, 42, começou sua produção em casa, por uma necessidade da escola X-9, em que é responsável por uma ala.

Em 2003, precisava criar fantasias de índios, mas não sabia como. Não conseguia comprar penas de qualidade.

Tsurumaru desenvolveu então penas feitas com tecido e vareta. Deu certo e outras escolas passaram a fazer encomendas. Ele decidiu então formalizar a empresa, que virou a Alê Penas, e contratou funcionários.

A empresa tem três funcionários fixos durante o ano e chega a 18, contando temporários, nos três meses anteriores ao Carnaval.

"Quando você tem CNPJ e nota fiscal, é diferente. Você se vê com credibilidade."

No levantamento feito pelo Sebrae, foram considerados os segmentos de aluguel de palcos e estruturas, cantor independente, maquiador, ambulantes de alimentação, barraqueiro, marmiteiro, customizador de roupas, costureira, fabricação de calçados e artesão em gesso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES