Economia segue trajetória de pouso suave, diz presidente do Banco Central

Dados do Banco Central revelam que a inflação caiu 8,7 pontos percentuais entre 2022 e 2023

Presidente do BC, Roberto Campos Neto na Câmara dos Deputados | Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em debate realizado na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 27, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Netodefendeu a forma como está sendo conduzida a atual política monetária do país. Ele destacou a queda da inflação e reconheceu a alta taxa de juros no Brasil, expressando expectativas de melhoria nos indicadores por meio de esforços fiscais do governo.

Campos Neto enfatizou que a economia está em uma "trajetória de pouso suave", superando o desempenho de muitos países. Esse "pouso suave" visa reduzir a inflação com o menor impacto possível na sociedade, considerando o Produto Interno Bruto (PIB), desemprego e crédito. De acordo com dados do Banco Central, a inflação diminuiu 8,7 pontos percentuais entre 2022 e 2023, acompanhada de uma estimativa negativa de 0,3 ponto percentual no crescimento do PIB. As expectativas de mercado para este ano apontam uma inflação de 4,86% e um crescimento do PIB de 2,92%.

Sobre a taxa básica de juros (Selic), o Comitê de Política Monetária (Copom)reduziu em 0,5 ponto percentual na última reunião, deixando-a em 12,75% em valores nominais, uma das mais altas globalmente. Campos Neto mencionou que, comparando com períodos anteriores, a média das taxas de juros nominais no Brasil de 2019 a 2023 foi a menor na história recente.

Além da política monetária, o presidente do Banco Central foi questionado sobre um erro no fluxo cambial no valor de cerca de R$ 14,5 bilhões, no período de outubro de 2021 e dezembro de 2022, que foi corrigido, alterando de superavitário para deficitário. Campos Neto explicou que foi uma falha operacional, minimizando sua relevância e informando que o Tribunal de Contas da União validou as estatísticas.

O debate também abordou questões fiscais, com críticas de alguns deputados à postura do BC nesse âmbito. No entanto, Campos Neto defendeu a abordagem do banco central, destacando a importância do fiscal como uma das dimensões do modelo econômico.

O deputado Evair Vieira de Melo expressou otimismo em relação à atuação do Banco Central, sugerindo que possivelmente será eleito o melhor do mundo em 2023. Em anos anteriores, Campos Neto e o BC receberam prêmios por sua atuação durante a pandemia e pela gestão das reservas. A reunião contou com a participação de vários deputados que integravam a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.

Nesta quarta-feira, em clima cordial, ocorreu a primeira reunião entreo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ficou combinada, que de agora em diante, serão realizadas reuniões periódicas entre Lula e Campos Neto. A conversa ocorreu por iniciativa do presidente do BC e foi mediada por Haddad, que se reúnem em média uma vez a cada 45 dias. (Com informações da Agência Câmara)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES