El Salvador se torna o primeiro país a adotar bitcoins como moeda oficial

Conhecida como Praia Bitcoin, país pretende se tornar uma das primeiras economias bitcoin do mundo.

El Salvador se torna o primeiro país a adotar bitcoins como moeda oficial | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

El Salvador -  na América Central - se tornou na terça-feira (7) o primeiro país a adotar bitcoins como moeda legal, um experimento que divide a opinião de especialistas. 

De um lado, proponentes dizem que reduzirá os custos de comissão para bilhões de dólares enviados do exterior. De outro, críticos da mudança alertam que a adoção do bitcoin pode alimentar a lavagem de dinheiro.

A mudança significa que as empresas devem aceitar o pagamento em bitcoin junto com o dólar americano, que tem sido a moeda oficial de El Salvador desde 2001 e permanecerá com curso legal.

El Salvador se torna o primeiro país a adotar bitcoins como moeda oficial- Foto: Reprodução

O presidente Nayib Bukele, que tem pressionado pela adoção da criptomoeda, diz que isso ajudará os salvadorenhos a economizar cerca de US$ 400 milhões que o governo calcula serem gastos anualmente em comissões para remessas.

O governo prometeu a todos os cidadãos US$ 30 em bitcoin se eles assinassem uma carteira digital do governo.A carteira esta disponivel em aplicativos da Apple Inc., Google e Huawei.

“Vai ser benéfico… temos família nos Estados Unidos e eles podem enviar dinheiro sem custo, enquanto os bancos cobram”, disse Reina Isabel Aguilar, dona de uma loja na praia de El Zonte, cerca de 49 quilômetros a sudoeste da capital San Salvador.

Caixas eletrônicos converterão bitcoin por dólares

Caixas com dinheiro agora converterão valores de bitcoins- Foto: CNN

Conhecida como Praia Bitcoin, a cidade de El Zonte pretende se tornar uma das primeiras economias bitcoin do mundo.

Antes do lançamento, o governo instalou caixas eletrônicos que permitirão que o bitcoin seja convertido em dólares e retirado sem comissão da carteira digital chamada Chivo.

*Com informações da CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES