Eletrobras propõe corte salarial de 12,5% e demissões em massa em nova negociação

A Eletrobras apresentou um acordo coletivo que inclui um corte salarial e autorização para demissões em massa.

Eletrobras retira cláusula que pode provocar demissão em massa na empresa | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Eletrobras propôs um acordo coletivo de trabalho aos sindicatos, que inclui corte salarial de 12,5% e a autorização para demissões em massa, atualmente proibidas. Essas propostas foram apresentadas durante a renegociação do acordo coletivo, que está próximo do vencimento e iniciou-se em abril.

DEMISSÃO EM MASSA: Se o novo acordo for aprovado pelos funcionários, a Eletrobras terá a capacidade de demitir trabalhadores em massa sem a necessidade de apresentar um plano de demissão voluntáriaque oferece benefícios aos que optam por deixar a empresa.

QUEM SERIA PREJUDICADO COM O CORTE? Quanto ao corte salarial, ele afetaria os funcionários que ganham até R$ 15,5 mil, podendo representar uma redução de mais de R$ 1,9 mil por mês para aqueles que recebem esse valor. Salários acima desse limite podem ser negociados fora do acordo coletivo, conforme a legislação trabalhista atual.

ENTENDA O CASO: Ao iniciar as negociações, a Eletrobras enviou aos sindicatos uma lista das cláusulas do acordo atual que estariam dispostos a manter na nova versão, excluindo a cláusula sétima, que trata das demissões em massa e estabelece condições para dispensas coletivas ou individuais.

PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO: Desde a privatização da Eletrobras em junho de 2022, o Estado brasileiro mantém participação acionária na companhia, embora não tenha controle majoritário. A nova gestão, composta por acionistas privados, tem implementado medidas de redução de custos e planos de demissão voluntária para otimizar a empresa.

A questão foi levada ao governo federal em abril, quando representantes da Confederação Nacional dos Urbanitários (CNU) se reuniram com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, para relatar dificuldades nas negociações com a nova gestão privatizada da Eletrobras.

De acordo com Fabíola Latino Antezana, coordenadora do Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), os sindicatos questionaram a redução da folha salarial durante as negociações, expressando preocupação. "Questionamos também na proposta uma tentativa de redução salarial sem o que está estabelecido na CLT pós-reforma trabalhista, que traz algumas premissas de redução, entre elas a garantia de emprego. E a empresa foi categórica em afirmar que não há na proposta a garantia de emprego aos trabalhadores", disse em reportagem do g1.

Com informações do g1



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES