Em 15 dias de B-R-O-BRÓ, já aumentou em 5% consumo de energia

Calor, muitas vezes insuportável,torna uso dos aparelhos necessário

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

É difícil o piauiense conviver com as altas temperaturas registradas entre os meses de setembro e dezembro, período denominado popularmente de B-R-O-BRÓ, sem utilizar com maior frequência eletrodomésticos, como ar-condicionado, ventilador ou umidificador de ar. O calor, muitas vezes insuportável, torna o uso dos aparelhos necessário.

Como consequência da intensa utilização dos equipamentos que amenizam a temperatura ambiente, a Eletrobras Distribuição Piauí registrou aumento de 5% no consumo de energia no Estado, somente na primeira quinzena de setembro. A expectativa é que o percentual aumente conforme se estenda a duração do B-R-O-BRÓ.

É um ciclo: aumenta o calor, cresce o consumo e o preço da conta de energia dispara. A cabeleireira Everlange Lucena já está sentindo no bolso o impacto da sequência. Com um ar-condicionado instalado em seu salão de beleza, ela conta que é obrigada a passar o dia todo com o aparelho ligado.

“As clientes não dispensam o uso do ar. Mesmo de manhã cedo eu tenho que ligar porque atrapalha. Elas ficam suadas, a escova no cabelo perde o efeito. Estou pagando valor da conta mais alto, mas é o jeito porque não dá para trabalhar nesse calor sem o ar-condicionado”, disse Everlange.

A dona de casa Maria Pires é outra piauiense que está tendo orçamento “aquecido” pelo B-R-O-BRÓ. A mulher afirma que o valor da fatura de energia elétrica deste mês teve um incremento de R$ 70. “E é porque eu ainda procuro economizar. Uso o ventilador o máximo e o ar-condicionado só ligo quando vou dormir”, conta Maria.

A ação de Maria Pires pode realmente reduzir a conta de luz. De acordo com a Eletrobras-Distribuição Piauí, o ar-condicionado representa de 2 a 5% do valor da fatura.

Para ajudar os piauienses que não suportam o calor no B-R-O-BRÓ a economizar, a empresa orienta que sejam tomados cuidados básicos, como instalar o aparelho em local com boa circulação de ar, manter portas e janelas fechadas, evitando assim a entrada de ar do ambiente externo.

A Eletrobras aponta que a geladeira é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. Ela representa, em média, de 25% a 30% do valor da conta. As lâmpadas correspondem 15% a 25% da fatura. Evitar acendê-las durante o dia, aproveitar a luz natural são dicas para reduzir o consumo de energia.

Outro aparelho que incrementa o preço da conta é a televisão. Dados da Eletrobras apontam que a potência média da televisão é de 150 watts, porém, os modelos mais antigos alcançam valores bem maiores. O consumo mensal de energia elétrica de um televisor fica entre 10 e 30kWh, e ele é responsável por 6% da fatura de energia.

“Quanto maior o desperdício de energia, maior é o preço que o consumidor e o meio ambiente pagam por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, o consumidor economiza na conta de luz e ainda ajuda o país a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta”, orienta a Eletrobras-Distribuição Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES