Em 2013, haverá um aumento no preço dos combustíveis

A confirmação veio com a fala do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou que haverá aumento no preço da gasolina em 2013.

Em 2013, haverá aumento no preço dos combustíveis | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ano de 2013 já deve iniciar com uma notícia nada boa para os motoristas com a confirmação do aumento no preço dos combustíveis. A confirmação veio com a fala do ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou que haverá aumento no preço da gasolina em 2013. Entretanto, o reajuste ainda não tem data definitiva e nem percentual de correção definido. O consumo do combustível derivado do petróleo no Brasil cresceu 36% em relação ao ano de 2011 segundo a Petrobras e, de acordo com dados divulgados recentemente na imprensa, Teresina é o segundo maior consumidor per capita de combustível do país.

O aumento do preço dos combustíveis cobrados nas refinarias foi anunciado pela Petrobras desde o início de junho e a partir daí a gasolina teve aumento de 7,83%, e o diesel, de 3,94%, desde 25 de junho. Entretanto, o Ministério da Fazenda isentou a comercialização destes combustíveis da cobrança da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Dessa forma, os preços, com impostos, cobrados das distribuidoras e pagos pelos consumidores não tiveram aumento.

Mas agora o estímulo terminou e 2013 promete iniciar já com a possibilidade de repassar o ajuste para o consumidor dada como certa. Para os motoristas, que tem no início do ano vários gastos com a renovação de licença, IPVA e ainda seguros, o reajuste pesa ainda mais no bolso. O representante de vendas Laecio Ferreira Soares afirma que a notícia do aumento é uma preocupação a mais já que ele utiliza o carro para visitar clientes e tem um gasto considerável com combustível pesando nas despesas no final do mês.

?Não sei onde iremos parar com tantos aumentos e reajustes. A gasolina aumentando é certo que minhas despesas irão aumentar, mas como o salário continuará o mesmo, vou ter certeza de que o início do ano será apertado financeiramente e não tem como fugir já que o carro é um meio de trabalho para mim e não serve apenas para o lazer e a comodidade da minha família?, revela.

O consumidor destaca ainda que em toda a cidade o preço dos combustíveis é praticamente o mesmo e não faz muita diferença buscar alternativa entre os postos da capital. ?A impressão que a gente tem é que os preços são tabelados e não é novidade pra ninguém essa prá- tica, tirando um posto ou outro que realiza algumas promoções é tudo muito nivelado?, finaliza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES