Em 2014, será possível abrir ou fechar empresa em até 5 dias,afirma governo

Governo lança canal para microempresas que só funcionará em 2014

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, anunciou a criação do portal Empresa Simples, que deverá reduzir o tempo de abertura e fechamento de empresas para um prazo máximo de cinco dias.

Apesar de o contrato para a elaboração do canal ter sido assinado hoje, em cerimônia com empresários em Campinas (SP), a previsão é que ele só entre em operação no segundo semestre do ano que vem (não foi divulgada data exata).

O ministro esteve na cidade acompanhando a presidente Dilma Roussef , que participou da abertura do 16º Congresso da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo).

Na ocasião, foi assinado um contrato no valor de R$ 30 milhões entre a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) para a construção do novo canal de desburocratização.

O portal será destinado a 8,5 milhões de micro e pequenos empresários, além dos microempresários individuais (MEI).

O que tornará possível a abertura e o fechamento de empresas em, no máximo, cinco dias, é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Trata-se de um sistema integrado que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia ao mínimo necessário.

Segundo o governo, será implantado em todo o país o cadastro único para abertura e fechamento de empresas pela internet, em que o único documento necessário será o CNPJ.

Em discurso, Dilma diz que indústria precisa melhorar produtividade

Em discurso na abertura do congresso, a presidente reiterou que o Brasil tem fundamentos econômicos sólidos e que tomou medidas para estimular o emprego e a produção.

Ela afirmou que o Brasil precisa de melhoria na produtividade da indústria e do governo para aprimorar a competitividade.

Dilma disse ainda que a geração de empregos, a alta da renda e a estabilidade macroeconômica dão a base para o mercado de consumo interno do país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES