Emater vai monitorar apiários do Piauí

Emater vai monitorar apiários do Piauí

Emater vai monitorar apiários do Piauí | CCOM
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Protocolo de inten?es foi assinado em Picos, nessa ter?a-feira (18), para garantir refer?ncia de regionalidade do mel produzido no Piau? em ?mbito nacional e internacional. O acordo visa a georreferenciar, por meio de aparelhos de GPS (via sat?lite), todos os api?rios do Estado, com o monitoramento de todo o processo produtivo do mel e com a garantia de controle sanit?rio e da produtividade. A assinatura do protocolo ocorreu durante a solenidade de inaugura??o do complexo industrial e tecnol?gico para beneficiar o mel e o caju daquela regi?o.

Assinaram o protocolo o governador Wellington Dias, o diretor-geral do Emater-PI (Instituto de Assist?ncia T?cnica e Extens?o Rural do Piau?), Francisco Guedes; o presidente da FBB (Funda??o Banco do Brasil), Jacques Pena; e o presidente do Banco do Brasil, Antonio Francisco Lima Neto.

?Esta iniciativa vai dar mais credibilidade aos consumidores do mel do Piau? em qualquer parte do mundo", enfatizou Francisco Guedes. "Atrav?s de uma numera??o em s?rie, utilizando a internet, um consumidor vai poder saber a origem do mel e como ele foi produzido, que est? comprando um mel produzido no nosso Estado, o per?odo da flora??o, dados estat?sticos sobre o valor nutricional. Este ? um procedimento que j? ? um diferencial nos mercados comerciais da Europa e dos Estados Unidos?, informou.

De acordo com o diretor, o Emater vai colaborar com a parte t?cnica e material do processo com o financiamento da FBB, apoiado pela Confedera??o Brasileira de Apicultura.

Aumentam investimentos para plantio de caju no Pronaf C

Numa articula??o do escrit?rio regional do Emater e da ger?ncia do Banco do Brasil no munic?pio de Picos, est? sendo poss?vel aumentar os investimentos do Pronaf C (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que prev? cr?dito de custeio para pequenos produtores de caju naquela regi?o.

A informa??o foi repassada ao diretor-geral do Emater, Francisco Guedes, pelos t?cnicos que atuam no escrit?rio local. ?Est?o sendo beneficiados mais de 800 fam?lias com investimentos de mais de R$ 1 milh?o naquela regi?o para custeio do caju, para melhorar a produ??o e a produtividade. Isso significa que os produtores est?o animados com o setor da cajucultura?, enfatizou o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES