Embargo prejudica o mel do Piauí

Empresas exportadoras de mel precisam atender as exigências da União Européia

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da empresa sediada no Cear? estiveram com o secret?rio de Desenvolvimento Econ?mico, Ci?ncia e Tecnologia de Picos, Wellington Dantas, que pediram o apoio da prefeitura picoense para interceder junto ao Minist?rio da Agricultura, no sentido de dar mais rapidez ao credenciamento das empresas exportadoras de mel para atendimento das exig?ncias da Uni?o Europ?ia.

A empresa cearense faturou em 2007 R$ 6,5 milh?es com a venda de mel, sendo 30% desse faturamento proveniente de exporta?es. Parte dos produtos exportados pela empresa ? adquirida de apicultores piauienses. O mercado exportador de mel no Piau? e no Cear? encontrase em franca expans?o. No Cear? destacam-se 5 empresas exportadoras, enquanto no Piau? sobressaem-se 4 empresas, sendo 2 delas de Picos (Casa ?pis e Melnor Wenzel), al?m de uma de Floriano e uma outra de Simpl?cio Mendes, de uma cooperativa que recebe o apoio do Padre Geraldo Gerion.

A exporta??o para os Estados Unidos encontra-se normalizada, enquanto para a Uni?o Europ?ia, onde os pre?os s?o melhores, ? preciso atender exig?ncias espec?ficas de credenciamento junto ao Minist?rio da Agricultura, para romper o embargo que encontra-se em vigor. Segundo informa?es do presidente da Casa Apis, Sit?nio Dantas, j? existem pro-

jetos no Piau?, com apoio da Codevasf, para adequar as casas de mel aos padr?es internacionais exigidos pela Uni?o Europ?ia.

A Prefeitura de Picos disse que vai mobilizar a classe pol?tica piauiense para, junto ao Minist?rio da Agricultura, credenciar o mais r?pido poss?vel as empresas piauienses. A demora no credenciamento tem prejudicado as empresas locais, j? que est?o perdendo mercado para as empresas do Sul do pa?s que est?o credenciadas a exportar e est?o adquirindo o mel piauiense a pre?os muito altos. Os primeiros contatos com o Minist?rio da Agricultura do Piau?, na pessoa do seu superintendente, o picoense Aurino Nunes j? sinalizou que ir? acionar as suas equipes de fiscais para sanar o mais rapidamente poss?vel as pend?ncias do Setor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES