Emprego deve retomar ritmo de crescimento

Após a crise a taxa de crescimento de emprego diminuiu, mas deve ser retomada a partir do 2º semestre

Empregos com carteira assinada devem crescer | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar da recuperação nos últimos meses, o emprego industrial só deve voltar aos níveis anteriores ao agravamento da crise financeira (em setembro de 2008), no segundo semestre deste ano, dizem os economistas. O gerente executivo da unidade de política econômica da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Flávio Castelo Branco, afirma que o ajuste que as empresas foram obrigadas a fazer na fase mais aguda da crise dificulta esse processo, já que parte das vagas fechadas não deverão ser recuperadas antes da retomada dos investimentos.

- Todo processo de crise forte como a que vivemos leva à necessidade de um ajuste de produtividade muito grande, que é um ganho que fica, mas acaba se refletindo no mercado de trabalho. O positivo é que isso aumenta o poder de competição das empresas, que podem assim retomar mais rapidamente o seu processo de investimento e contratar novas equipes, num segundo momento.

O economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges, observa que, enquanto pode auferir ganhos de produtividade, o empresário normalmente não contrata mais mão de obra.

- Neste momento, a produtividade cresce num ritmo muito forte, justamente porque as empresas demitiram muita gente, e boa parte delas tem conseguido aumentar a produção sem fazer contratações.

Para Borges, embora o ritmo de recuperação do emprego industrial tenha acelerado em outubro e novembro, ainda falta muito chão para chegar ao nível de setembro de 2008.

- Ainda existem 167 mil trabalhadores com carteira assinada que não recuperaram o seu emprego na indústria.

O economista usa como base dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho, referentes a novembro. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES