IBGE: Emprego industrial cresce menos em setembro em 12 meses

Frente a setembro de 2010, contudo, o emprego industrial avançou 0,4%, a 20ª taxa positiva consecutiva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de o emprego industrial ter recuado 0,4% em setembro sobre agosto com ajuste sazonal, a taxa anualizada, ou seja, acumulada nos últimos 12 meses, apresentou expansão de 2%, aponta nesta sexta-feira (11) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatítica (IBGE). Mesmo com o aumento em 12 meses, contudo, o índice prosseguiu com trajetória de redução no ritmo de crescimento iniciado em fevereiro, quando ficou em 3,9%.

No índice do trimestre contra o trimestre imediatamente anterior, o pessoal ocupado na indústria ficou praticamente estável no terceiro trimestre do ano, com taxa de 0,1%, repetindo o comportamento observado nos três últimos trimestres (0,1% no quarto trimestre de 2010; 0,2% no primeiro trimestre de 2011 e estável no segundo trimestre de 2011).

Frente a setembro de 2010, contudo, o emprego industrial avançou 0,4%, a 20ª taxa positiva consecutiva. Nesse tipo de comparação, sete dos 14 locais e nove dos 18 setores investigados ampliaram as contratações na indústria.

Entre os locais, as principais contribuições positivas para o resultado global vieram do Paraná (6,7%), região Norte e Centro-Oeste (3,6%), Minas Gerais (1,8%), Rio Grande do Sul (1,9%) e Pernambuco (5,4%).

Setorialmente, os destaques ficaram com os ramos de alimentos e bebidas (3,7%), meios de transporte (6,5%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (6,6%), máquinas e equipamentos (3,5%) e outros produtos da indústria de transformação (3,5%). Por outro lado, as atividades de calçados e couro (-8,0%), papel e gráfica (-6,8%), borracha e plástico (-5,1%), madeira (-10,3%) e vestuário (-3,2%) apontaram as pressões negativas mais importantes sobre o total da indústria neste mês.

Horas pagas

Em setembro, o número de horas pagas aos trabalhadores da indústria, já descontadas as influências sazonais, recuou 0,7% frente a agosto, após registrar avanços de 0,2% em julho e de 0,4% em agosto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES