“Emprego na indústria tem queda pelo quinto mês seguido”, aponta pesquisa IBGE

Desde outubro, o nível de emprego na indústria acumula queda de 5,2%

Emprego na indústria tem queda | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A indústria brasileira seguiu demitindo em fevereiro, mostram dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No segundo mês do ano, o emprego no setor recuou 1,3% na comparação com janeiro, a quinta queda mensal consecutiva. Na comparação entre meses de fevereiro, a queda foi de 4,2% - a maior desde o início da pesquisa, em 2001.

Desde outubro, o nível de emprego na indústria acumula queda de 5,2%. No ano, o resultado também ficou negativo, em -3,4%. Em 12 meses, a taxa ainda é positiva, de 1,0%, mas vem ?encolhendo? desde agosto, quando ficou em 3,0%.

?Os indicadores negativos do emprego e do número de horas pagas em fevereiro foram diretamente influenciados por fatores relacionados à redução generalizada na atividade fabril, que vem afetando especialmente os ramos produtores de bens de consumo duráveis, intermediários e bens de capital?, afirmou o Instituto em nota.

Segundo o IBGE, treze dos catorze locais pesquisados reduziram o contingente de trabalhadores entre janeiro e fevereiro. O dado mais negativo para o resultado geral veio de São Paulo, estado que concentra a maior parte dos empregos industriais, onde a queda foi de 3,6%. Quedas importantes também foram vistas em Minas Gerais, de 5,5%, e região Norte e Centro-Oeste (-6,7%).

Por setores, os principais destaques negativos na média global foram vestuário (-8,9%), calçados e artigos de couro (-9,6%) e madeira (-14,8%).

HORAS PAGAS

Apesar da queda no nível de emprego, a folha de pagamento das indústrias registrou em fevereiro alta de 1,9% na comparação com janeiro. Foi a primeira alta depois de quatro resultados negativos seguidos. Em relação a fevereiro de 2008, o valor real da folha de pagamento também cresceu 1,9%.

Já o número de horas pagas foi reduzido em 0,4%, no quinto recuo consecutivo nessa base de comparação. O índice chegou a -5,7% frente a fevereiro de 2008, o menor da série do IBGE, e a -4,7% no acumulado no ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES