Empresa de Santa Catarina inova e cria o 1º patê de palmito do país

Fabricante agregou valor e lançou o patê de palmito em três sabores. Empresário teve auxílio de programa de inovação e tecnologia do Sebrae.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na cidade catarinense de Porto Belo, a 70 quilômetros de Florianópolis, uma indústria produz o tradicional palmito em conserva. A empresa agregou valor e lançou o patê de palmito em três sabores.

Para desenvolver o patê, o empresário teve auxílio de um programa de inovação e tecnologia. O produto já está patenteado.

O palmito é um produto caro. Para ficar pronto para o consumo, é preciso um longo tempo. A palmeira real, por exemplo, só pode ser colhida após quatro anos, quando está no ponto certo. Apenas uma parte do miolo é aproveitada, mesmo assim o negócio é lucrativo.

A plantação em Porto Belo, no norte de Santa Catarina, é do empresário Edson Fantini. Ele busca alternativas para aumentar o uso comercial da planta.

?Hoje, as indústrias que processam o palmito estão aproveitando apenas 2% da massa verde. É um desafio muito grande agregar valor nessa produção, tanto da parte que fica no campo como na indústria", diz o empresário.

O palmito é ecológico. Foi cultivado. É uma opção rentável que não agride a mata nativa. A produção vai para uma fábrica própria, onde a matéria-prima é processada e fica do jeito que o consumidor está acostumado: em conserva.

Até 1,5 mil hastes descascadas por dia, cada uma pesa mais ou menos quatro quilos, mas só 700 gramas são aproveitados. É por isso que é preciso ter muito cuidado na hora de selecionar o que vai ser aproveitado. Como as plantas também não tem um padrão, o trabalho tem que ser manual, o que não significa baixa produtividade.

Um funcionário seleciona os tipos de palmito. Com rapidez, ele separa o caule conforme a consistência. Os filetes vão para um lado. A ponta da planta é cortada em rodelas. O miolo é a parte mais valiosa. É preciso cerca de três caules para encher um vidro de 300 gramas.

O restante da palmeira é um pouco mais duro, por isso é cortado em cubos antes de ir para o envase. O derivado equivale a 70% da produção total de 3 mil vidros por dia. É dele que a filha do empresário e sócia da empresa criou um produto inovador. Glória Fantini é engenheira de alimentos e desenvolveu o primeiro patê a base de palmito do país.

?Na verdade, o processo é bastante simples. A gente utiliza o próprio palmito picado. Ele é triturado novamente, são adicionado outros ingredientes e um processo de mistura e cozimento junto. (...) Realmente esperamos aumentar a produção até o nível de exportar esse produto para outros países?, relata a empresária.

A rentabilidade do patê é 200% maior que a do palmito picado. A ideia de agregar valor à parte menos nobre da planta surgiu em 2006, quando Fantini procurou apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ele participou do Sebraetec, um programa que facilita o acesso das empresas às inovações tecnológicas. O Sebrae participou com 80% do custo do projeto da criação do patê.

?O Sebraetec, na verdade, vem fazer com que o empresário consiga aumentar a sua agregação de valor, tanto no seu produto como no seu processo produtivo?, diz Alcides Sgrotti Filho, do Sebrae de Itajaí.

A empresa criou três sabores do patê de palmito: ervas finas, presunto e tomate seco. ?É uma ótima alternativa ao consumidor em termos de saúde alimentar, produto rico em fibras, produto light, em sais mineiras também ele é bastante rico?, diz o empresário.

Ambos também procuraram ajuda do Sebrae para mudar o design do produto. ?Uma embalagem que chame a atenção do nosso consumidor e fazer com que esse produto tenha um valor mais agregado também?, afirma Sgrotti Filho.

A produção do patê de palmito ainda é pequena em relação aos outros itens da empresa. São fabricados 240 vidros por dia, em média. Mas os empresários Edson e Glória Fantini apostam na novidade para aumentar o faturamento da pequena indústria.

?A gente pretende agora, entre 2013 e 2014, um aumento de 30% a 40% na produção do patê e, consequentemente, no faturamento da empresa?, estima a empresária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES