Empresários investem para lucrar com a Copa do Mundo 2014

Oito milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil em 2014

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pequenos negócios de todo o Brasil devem lucrar com a Copa do Mundo em 2014. Um estudo feito pela Fundação Getulio Vargas a pedido do Sebrae mostra que as oportunidades se espalham por vários setores. São 448 possibilidades para faturar, em quatro setores: construção civil, tecnologia da informação, turismo e produtos associados ao turismo.

O Sebrae vai investir quase R$ 80 milhões em cursos e consultorias para empresas que atuam nessas áreas.

?Agora a gente vai fazer uma lição de casa em cada um dos 12 estados diretamente envolvidos com a Copa. Vamos realizar um conjunto grande de seminários empresariais, rodadas de negócios, de convênio com entidades privadas, dos grandes pequenos e médios. Isso é uma coisa importante também?, diz Luiz Barretto, presidente do Sebrae.

O trabalho vai melhorar a infraestrutura e a qualidade da prestação de serviços para o público do evento. As 12 cidades sede da Copa são Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

Oito milhões de estrangeiros devem visitar o Brasil em 2014; 600 mil apenas no mês da Copa. O Ministério do Turismo estima ainda que 3 milhões de brasileiros vão viajar para assistir aos jogos do mundial. Quem estiver pronto para atender esse público, vai lucrar.

O mapa de oportunidades do Sebrae mostra que os visitantes não economizam na hora de experimentar a comida local. Uma ótima chance de lucro para os restaurantes regionais.

?O turista que vier ao Brasil não quer só um bom hotel e uma boa praia. Ele quer conhecer nossa música, quer conhecer as comidas típicas da região, quer visitar, usufruir e vivenciar experiências novas, que vão significar um ganho de imagem para o Brasil?, diz Barretto, do Sebrae.

No Rio de Janeiro, o Sebrae tem um projeto piloto para a Copa do Mundo com 37 restaurantes. As empresas recebem cursos de gestão e consultorias voltadas para o turismo.

O alemão Benhard Lotz já veio tantas vezes ao Brasil que até aprendeu a falar português. ?Eu acho a comida, em geral, muito boa. Aqui, por exemplo, neste restaurante. E em outros lugares que eu conheci, como a comida mais ou menos indígena do Belém do Pará?, diz ele, que frequenta um restaurante em Copacabana;

Leonardo Mattos é um dos sócios da empresa, que existe há 23 anos e tem duas filiais. Em cada unidade trabalham 40 pessoas. E para agradar gente de toda a parte do mundo, o buffet é bem variado.

?Qualquer um que queira entrar aqui, tem que haver uma opção para ele comer. Desde o natureba - até o que quer comer um bacon, um churrasco?, diz Mattos.

O problema é explicar os pratos, bebidas e preços aos turistas. ?O cartaz em inglês anuncia o buffet. Mas não é o suficiente. A comunicação em outras línguas precisa melhorar para a Copa do Mundo. Os restaurantes vão ter cardápios em inglês e espanhol?, garante.

As mudanças na gestão e no atendimento, a capacitação de empreendedores e funcionários são melhorias que permanecem nas empresas mesmo depois que a Copa do Mundo acabar.

?Isso que é fundamental. Não só que a gente faça com que elas ganhem receita, tenham oportunidades de geração de emprego e renda, mas que elas possam se tornar mais capacitadas, não só até 2014, mas que elas possam ter uma sobrevivência de décadas, de maneira mais competitiva, mais inovadora e mais sustentável?, aponta Barretto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES