Empresas de TV paga terão que reduzir n° de queixas em 35%

Operadoras vão ter até dezembro de 2013 para cumprir a meta da agência. Empresas foram obrigadas a apresentar plano de investimentos

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As operadoras de TV por assinatura que atuam no país terão prazo de um ano para reduzir em 35,21% o número de reclamações de clientes por conta da qualidade do serviço prestado por elas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (28) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A medida ocorre após uma série de reuniões entre representantes da Anatel e de empresas de TV paga para tratar do aumento das reclamações nos últimos meses.

Segundo a agência, apenas em julho passado foram registradas 14.851 queixas de consumidores, quando o máximo permitido naquele mês seriam 9.622 ? o que configura o limite de 0,65 reclamações por mil assinantes.

As empresas GVT, Net, Oi, Sky, Vivo e Claro foram obrigadas a apresentar planos de investimentos para solucionar os problemas apontados. Esses planos também foram divulgados pela Anatel nesta quarta e podem ser consultados no site da agência.

?De um modo geral, as prestadoras se comprometeram a atuar em três frentes (infraestrutura, comunicação e atendimento). Os planos serão acompanhados pela superintendência de Serviços de Comunicação de Massa da agência?, diz a Anatel.

A agência informou que, das reclamações recebidas entre junho de 2011 e julho deste ano, a maior parte (35,07%) está relacionada a problemas de cobrança nas faturas. As queixas sobre dificuldade para cancelar o serviço aparecem em segundo lugar (16,42%).

De acordo com a Anatel, foram aplicadas contra as empresas de TV por assinatura nos últimos 12 meses 41 multas, num total de R$ 4 milhões, por conta da má qualidade do atendimento.

Com as medidas anunciadas agora, a Anatel pretende evitar ações mais duras contra as empresas de TV por assinatura, como a adotada no setor de telefonia celular.

Em junho, a Anatel suspendeu, por 11 dias, a habilitação de novos chips das operadoras TIM, Claro e Oi em alguns estados. A proibição foi motivada pelo aumento das reclamações de clientes e pressão do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a agência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES