Empresas de varejo aposta nos eletrônicos contra crise de venda

Vendas de fim de ano devem ser impulsionadas por produtos mais caros, como as TVs de tela fina e 3D, que prometem ser as estrelas do Natal.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Apesar de estarem adiando as encomendas e admitirem que as vendas esfriaram, as grandes redes varejistas oficialmente ainda apostam em perspectivas favoráveis para o fim de ano. O principal motor deve ser a venda de eletroeletrônicos, impulsionada pelo emprego em níveis elevados e pelos reajustes salariais acima da inflação neste semestre.

As redes varejistas estão dispostas a atingir as metas de vendas mesmo que o mercado não tenha crescimento significativo. "Aposto num fim de ano forte", diz Roberto Fulcherberguer, vice-presidente comercial da Globex, que reúne a Casas Bahia e o Ponto Frio.

Ele não revela a meta de crescimento de vendas para o Natal nem quanto vai ampliar as encomendas, mas destaca que ela será cumprida, mesmo que o mercado não cresça na mesma proporção. Isso significa que a empresa considera nessa meta ganhos de fatias de mercado da concorrência. "Estamos iniciando as conversas com a indústria para fazer as encomendas", conta.

"Ainda não fiz as encomendas", diz o supervisor-geral da Lojas Cem, José Domingos Alves. Ele projeta crescimento de 20% nas vendas de Natal em relação à mesma data de 2010. Segundo o executivo, o cenário de vendas só vai mudar se houver desemprego no País. "Os reajustes salariais vão sustentar o consumo", acredita o executivo. Outro fator apontado por ele para que as vendas aumentem neste Natal é a estabilidade de preços dos bens duráveis.

Thiago Baisch, diretor de vendas da Lojas Colombo, projeta alta de 10% nas vendas de Natal. "Esse é o ritmo que temos observado até agosto", conta o executivo. Entre os destaques de produtos para o Natal, ele aponta os televisores de LED e 3D, de todas as polegadas, e também as TVs de LCD acima de 42 polegadas, tablets e os smartphones. Como esses produtos são de maior valor unitário, ele prevê um acréscimo na receita média de vendas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES