Empresas do comércio eletrônico no Piauí serão notificadas em breve; saiba!

Uma pesquisa realizada constatou que é baixo o número de empresas que se adequaram às normas

A condição das vendas no e-commerce é precária | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei do comércio eletrônico ainda não foi totalmente recepcionada no e-commerce brasileiro. De acordo com pesquisa realizada neste mês pelo IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente) revela que das 30 lojas virtuais, de seis segmentos ? loja virtual, turismo, entretenimento, compras coletivas e transportes aéreo e terrestre- apenas duas estão plenamente adequadas às normas do Decreto 7.962. Esta norma está em vigor desde maio e regulamenta o Código de Defesa do Consumidor (CDC) no que se refere ao comércio eletrônico.

Na vice-presidência da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor OAB-PI, João Alberto Soares Neto atribui estas altas taxas de descumprimento da lei à falta de denúncias do consumidor no PROCON. Segundo ele, quanto mais denúncias, mais forte será a cobrança do órgão contra as empresas infratoras.

O advogado garantiu que na próxima reunião da Comissão na OAB-PI vai encaminhar um ofício com os dados da pesquisa ao PROCON-PI, para que as providências sejam tomadas. No primeiro momento as empresas recebem uma advertência, se os problemas permanecerem, serão autuadas com multa.

Dentre os dispositivos que são regulamentados pela legislação, a lei observa que as empresas devem garantir informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor; atendimento facilitado ao consumidor ao direito de arrependimento. No entanto, o cumprimento dessas e outras determinações descumpridas intensificam as queixas dos clientes que se utilizam dos serviços virtuais.

As principais reclamações listadas são o atendimento on-line ineficiente, descumprimento do prazo de cinco dias úteis para responder ao consumidor, falta de informações sobre como cancelar uma compra ou de dados da loja. A pesquisa aponta que a condição das vendas no e-commerce é precária, pois 79% dos lojistas entrevistados não atendem às novas exigências definidas pela legislação.

No início deste mês, o Procon carioca, após ter acesso à pesquisa do IBRC, notificou 12 sites de empresas cadastrados no órgão sobre a necessidade de adequação ao decreto.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES