Energia solar já investiu R$ 139 bilhões e gerou 840 mil empregos no Brasil

Dos cinco maiores parques solares, quatro estão localizados no Nordeste

Produção de energia solar | José Cruz / Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Brasil ultrapassou a marca de  28 gigawatts (GW) de geração própria de energia solar, uma expressiva potência operacional instalada, que atende residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A  informação é do último balanço, concluído em março deste ano, da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

🌞☀️🔆🌅🌄🌇🌞 Efeitos: Em 14 anos, a geração própria já garantiu ao Brasil investimentos aproximado na ordem de R$ 139 bilhões e a oferta de 840,3 mil empregos verdes.

Resultados no Piauí: Com 2,2 milhões de painéis solares, o município de São Gonçalo abriga o maior parque solar da América do Sul, que já produz 608 megawatts e está em expansão, com a Enel Green Power trabalhando em uma segunda extensão que elevará sua capacidade total para 864 MW. Além disso, o Complexo Solar Nova Olinda, também no Piauí, destaca-se como outro gigante, com 930 mil painéis solares já produzindo 292 MW e um potencial para gerar 600GWh por ano.

Maiores parques: Dos cinco maiores parques solares, quatro estão localizados no Nordeste, evidenciando a importância estratégica da região para o desenvolvimento da energia solar no país. O Complexo Solar Pirapora, em Minas Gerais, completa o ranking, representando a diversidade geográfica e a expansão nacional dessa fonte de energia limpa e renovável.

O que aconteceu: A primeira usina solar brasileira foi inaugurada em 2011, em Tauá, no Ceará, com capacidade para atender 1.500 residências. Mas foi a partir de 2012 que a energia solar ganhou impulso no país com resolução normativa da ANEEL que abriu caminho para consumidores gerarem sua própria energia e se conectarem à rede, impulsionando a micro e minigeração solar. Essa medida, tomada durante o primeiro mandato da presidente Dilma Roussef, elevou a capacidade instalada de 7 MW em 2012 para 6 GW em 2020 e, agora, para os impressionantes 28 GW em 2024.

Ranking: O Brasil, com suas condições naturais excepcionais para a geração de energia solar, posiciona-se como um dos principais players globais nesse setor. Mesmo regiões menos favorecidas, como o interior de Santa Catarina, apresentam potencial superior a áreas privilegiadas de países como a Alemanha. O Nordeste brasileiro, em particular, destaca-se pelo seu semiárido, que proporciona um fornecimento de sol abundante ao longo do ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES