Equipe econômica crê em queda de até 1,75% nos juros até dezembro

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central está agendada para a próxima semana

Governo espera queda na taxa de juros já no final do mês de agosto | Divulgação Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O dólar, a bolsa, o crescimento do PIB e a desaceleração da inflação são fatores que estão apontando para um fortalescimento da economia brasileira nos últimos meses e que trazem bons indicadores, de acordo com as análises da equipe econômica do governo. O dólar voltou a cair e fechou na menor cotação em um ano, chegando a R$ 4,86. Também nesta segunda o Ibovespa fechou em alta de 0,27%, aos 117.336 pontos, chegando ao sétimo pregão seguiido de valorização.

Com todos esses indicadores a equipe econômica liderada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddadestá otimista em relação à possibilidade de uma redução da taxa básica de juros da economia, conhecida como Selic, para 12% até o final deste ano. Essa estimativa leva em consideração os atuais índices de inflação e os sinais emitidos pelo Banco Central (BC). Atualmente, os juros estão em 13,75%, um patamar que tem sido alvo de críticas do governo. 

A ministra Simone Tebet, da pasta do Planejamento e Orçamento, declarou hoje que o governo fez o dever de casa e que vê condições favoráveis para que os juros começem a cair no Brasil. “Estamos dando todos os elementos e condições para que o Banco Central, o Copom, possa começar a olhar com carinho, mostrar uma tendência de queda dos juros já a partir de agora, prevendo a queda de juros a partir de agosto", afirmou. 

Já o presidente do BC, Roberto Campos Neto, que tem sido constantemente criticado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que a curva de juros tem tido uma queda relevante, mas que o Banco Central tem que agir com parcimônia. "A curva de juros futuros tem tido queda relevante. Isso significa que o mercado está dando credibilidade ao que está sendo feito, o que abre espaço para atuação de política monetária à frente", destacou.   

O mercado também espera que a Selic inicie um declínio gradual a partir de agosto. A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central está agendada para a próxima semana, nos dias 21 e 22 de junho. Nessa reunião, o governo espera que o Copom dê sinais claros de uma redução dos juros. Segundo o Boletim Focus do Banco Central, a projeção é que a Selic termine 2023 em 12,50%, já o governo está mais otimista e acredita que a taxa possa chegar aos 12% no final de 2023.

De acordo com membros da equipe econômica da Fazenda, a inflação está sob controle, e indicadores como a deflação do IGPM reforçam essa visão. Em maio, o IGPM registrou uma deflação de 1,84%, após uma queda de 0,95% em abril. Esses números levam a crer que não há motivos para manter a taxa de juros em 13,75%. Além disso, o IPCA, que mede a inflação oficial do país, registrou um aumento de apenas 0,23% em maio deste ano, indicando uma tendência de queda.

A equipe da Fazenda está buscando convencer o Banco Central com dados adicionais, além da inflação, como a aprovação do arcabouço fiscal pela Câmara e a visão de que a redução dos juros será fundamental para impulsionar o crescimento econômico no próximo ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES