Especialistas dizem que acidente afeta marca TAM

Especialistas dizem que acidente afeta marca TAM

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O acidente com o Airbus da TAM n?o ter? impacto direto sobre os resultados financeiros da companhia, visto que as despesas com perdas materiais e indeniza?es ser?o cobertas por seguro. Mas os efeitos sobre a marca TAM poder?o ser enormes, em fun??o das cr?ticas ?s atitudes da empresa frente ? trag?dia de 17 de julho e tamb?m diante da atual crise a?rea, avaliam especialistas em marketing.

"Voc? leva anos para construir uma marca, mas pode acabar com ela em quest?o de minutos", lembra Arnaldo Brazil Ferreira, diretor da consultoria Prime Action e professor de marketing do curso de MBA da Faculdade Armando ?lvares Penteado (Faap). "Nos ?ltimos meses, o conceito de servi?o diferenciado da TAM j? vinha se desgastando pelos epis?dios de mau atendimento aos passageiros nos aeroportos."

A opini?o ? compartilhada pelo professor Marcos Cortez Campomar, coordenador do MBA em Marketing de Servi?os da Funda??o Instituto de Administra??o (FIA).

"A TAM ? uma empresa com 30 anos. O falecido comandante Rolim (Amaro, fundador da empresa) levou anos construindo uma imagem de qualidade e bom atendimento aos clientes, do tapete vermelho, do comandante na porta do avi?o para recepcionar os passageiros. Com a crise, a TAM passou a sofrer no quesito atendimento e, agora, com o acidente, a perda pode ser ainda maior."

Procurada para comentar a respeito de preju?zos ? sua marca ou ? imagem da empresa, a TAM informou por meio de sua assessoria de imprensa que n?o vai se pronunciar sobre o assunto, "em respeito ? dor dos familiares das v?timas, entre as quais se encontravam funcion?rios da TAM que estavam no v?o JJ 3054 e no pr?dio da TAM Express".

O professor Ant?nio Jesus Cosenza, coordenador do MBA em gest?o estrat?gica e econ?mica de mercado da Funda??o Get?lio Vargas (FGV), refor?a a opini?o de que a TAM est? diante de uma situa??o muito grave, e que apresenta diversos fatores que est?o fora do controle da companhia.

"O acidente pode n?o ter maiores impactos para a TAM agora. A perda imediata ? das vidas humanas que estavam no avi?o. No entanto, daqui para frente, a empresa precisa saber lidar com diversas vari?veis, muitas delas fora do seu controle", explica Cosenza. Ele cita como exemplo a identifica??o de todos os mortos.

"Essa ? uma etapa que pode demorar. N?o podemos nos esquecer que o povo brasileiro ? muito religioso e faz quest?o de enterrar os seus mortos. A demora na identifica??o causa ang?stia ?s fam?lias e pode afetar a imagem da TAM, que n?o tem como interferir nesse processo."



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES