Espectativa do comércio é de que as vendas crescam em até 10% no Dia das Mães

Lojistas apostam na venda de roupas e sapatos para manter o mercado aquecido

Comércio | R7
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Dia das Mães é considerado pelo comércio a segunda melhor data do ano ? atrás apenas do Natal ? em faturamento. Por isso mesmo, os representantes do setor estão otimistas e esperam que a data aqueça ainda mais o mercado.

A Alshop (Associação dos lojistas de shopping) espera um crescimento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009, quando o crédito ao consumidor ainda estava prejudicado por causa da crise mundial. A expectativa da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) também é de alta, que pode variar de 5% a 6%. A ASCP (Associação Comercial de São Paulo) projeta faturamento de 8% a 10% maior.

De acordo com o presidente da Alshop, Nagib Sahyoun, esse crescimento vai ser alavancado, principalmente, pelas lojas de roupas.

- Cerca de 40% das lojas de shopping são de roupas, então é lógico que a aposta forte acaba sendo nesse segmento. Além disso, a coleção nova [outono-inverno] vai atrair a atenção das mães, que preferem ganhar esse tipo de produto. Mulher adora novidades e moda.

Segundo a economista da Fecomércio- SP, Kelly Carvalho, peças de vestuário e calçados são sempre os campeões de vendas na data e a tendência deve ser seguida em 2010.

- De acordo com o levantamento feito no ano passado, cerca de 30% dos consumidores dão roupas e sapatos para as mães. Depois vêm os perfumes e cosméticos, que respondem por 10% das vendas.

Eletrodomésticos

Kelly afirma que a procura por bens duráveis como fogões, geladeiras e fornos de micro-ondas respondem por apenas 9% da procura.

- Os filhos estão procurando produtos de uso pessoal, não pra casa. A escolha por eletrodomésticos vem diminuindo ao longo dos anos.

Já para o economista da ASCP, Marcel Solimeo, os itens da linha branca continuam em alta.

- As pessoas unem o útil ao agradável e acabam dando de presente itens que faltam, ou precisam ser trocados. Então os utensílios para o lar continuam tendo um forte apelo.

Segundo ele, nem a volta da cobrança do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) deve inibir os consumidores.

- Você até pode ter uma desaceleração em um primeiro momento porque as pessoas anteciparam as compras. Mas o consumidor que parcela o pagamento nem vai sentir a diferença do aumento do imposto em cada prestação e não é por isso que vai deixar de comprar.

Copa do Mundo

Solimeo aposta em outro item que deve ser protagonista no Dia das Mães em 2010: as televisões.

- O setor de TV está bastante otimista por causa da Copa do Mundo [que começa em junho]. O segmento deve crescer entre 10% e 12%, até porque no ano passado, o setor não estava bem porque dependia do crédito [que foi afetado por causa da crise mundial].



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES