Essequibo: Lula vê 'preocupação' e diz que Mercosul não pode ficar 'alheio'

Na cúpula do bloco, presidente propôs declaração dos países integrantes sobre o tema. 'Coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra.

Essequibo: Lula vê 'preocupação' e diz que Mercosul não pode ficar 'alheio' | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), declarou estar acompanhando com "crescente preocupação" a situação em Essequibo, área da Guiana que está no centro de uma disputa territorial com a Venezuela.

Durante a abertura da 63ª edição da reunião de cúpula de chefes de Estado dos países do Mercosul, composto por Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou que acompanha com "crescente preocupação" a situação em Essequibo. Ele ressaltou que o bloco não pode permanecer "alheio" a essa questão.

Lula reforçou a posição do Mercosul como uma zona de paz e cooperação, apresentando aos países membros uma minuta de declaração sobre o tema, previamente acordada entre os chanceleres dos Estados participantes.

Também afirmou que o Itamaraty pode sediar quantas reuniões for necessário para mediar a questão.

"Não queremos que esse tema contamine a retomada do processo de integração regional ou constitua ameaça à paz e à estabilidade. Enfatizo a importância de que as instâncias da Celac [Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos] e da Unasul [União de Nações Sul-Americanas] sejam plenamente utilizadas para o encaminhamento pacífico dessa questão", disse.

"Uma coisa que não queremos aqui na América do Sul é guerra. Não precisamos de guerra, não precisamos de conflito. O que nós precisamos é construir a paz, porque somente com muita paz a gente pode desenvolver os nossos países", afirmou.

A tensão na região aumentou após o referendo que a Venezuela realizou, no domingo (3), sobre a anexação de Essequibo. O território, maior que a Inglaterra, atualmente é controlado pela Guiana, mas o governo venezuelano reivindica a região como parte de seu país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES