Estado vai cobrar ICMS de contribuintes

governador acrescenta que “com essa visão, a Sefaz-PI (Secretaria Estadual da Fazenda) busca criar o equilíbrio dos mercados,

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O Governo do Estado vai cobrar ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de pessoas físicas e jurídicas não cadastradas no CAGEP (Cadastro Geral de Contribuintes do Piauí), de acordo com Projeto de Lei encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Wellington Dias.

O Projeto de Lei diz, em seu artigo 1º, que o ICMS “incidirá sobre as entradas neste Estado de mercadorias ou bens oriundos de outras Unidades da Federação destinadas a pessoa física ou jurídica não inscrita no CAGEP, independentemente de quantidade, valor ou habitualidade que caracterize ato comercial”. Acrescenta o Projeto de Lei que “o valor do ICMS, a ser exigido na hipótese de que trata o caput, corresponderá a uma carga tributária líquida entre 4,5% e 10% aplicada sobre o valor da operação constante no respectivo documento fiscal, conforme disposto em regulamento”.

Ao justificar a apresentação do Projeto de Lei, Wellington Dias afirma que “a medida visa proporcionar condições mais igualitárias em relação à tributação de produtos neste Estado e nos demais Estados brasileiros”. O governador acrescenta que “com essa visão, a Sefaz-PI (Secretaria Estadual da Fazenda) busca criar o equilíbrio dos mercados, interno e externo, bem como um incremento na arrecadação estadual, no que se refere à ampliação da base tributária”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES