Estados Unidos sai da recessão após romper queda e Produto Interno Bruto crescer 3,5%

O grupo privado ainda precisa anunciar a data do término da recessão.

Avalie a matéria:
Estados Unidos sai da recessão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de quatro trimestres consecutivos de queda, a economia dos Estados Unidos voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano. Segundo dados do Departamento do Comércio, a alta foi de 3,5% frente ao trimestre anterior, em termos anualizados. No segundo trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) registrara queda de 0,7%. Em dólares, o PIB do país foi estimado em US$ 14.301,5 bilhões.

Com o crescimento do PIB no terceiro trimestre, os EUA põe, extraoficialmente, um fim à pior recessão do país em 70 anos. A palavra oficial sobre início e fim das recessão cabe ao Escritório Nacional de Pesquisa Econômica (NBER, na sigla em inglês), que declarou o começo da recessão em dezembro de 2007. O grupo privado ainda precisa anunciar a data do término da recessão.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2008, no entanto, o PIB continuou a trajetória descendente, caindo 2,3%, no quarto trimestre consecutivo de queda. Os dados divulgados nesta quinta são prévias e passarão por duas revisões, a primeira delas no próximo dia 24 de novembro.

Segundo o comunicado oficial, a alta no PIB reflete, principalmente, o crescimento do consumo pessoal (3,4%), das exportações (14,7%), dos investimentos das empresas e dos gastos do governo (2,3%). Por outro lado, as importações, que pesam negativamente, também cresceram (16,4%).

O setor de veículos foi destaque, acrescentando 1,66 ponto percentual ao resultado do PIB do terceiro trimestre. Já as vendas finais de computadores ?retiraram? 0,11 ponto dessa conta.

SEGURO-DESEMPREGO

Também nesta quinta-feira, o Departamento do Trabalho dos EUA informou que o número de trabalhadores pedindo auxílio-desemprego diminuiu em mil na semana passada.

Os pedidos iniciais caíram para o patamar com ajuste sazonal de 530.000 na semana encerrada em 24 de outubro, informou o Departamento de Trabalho nesta quinta-feira



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES