Estimativa de crescimento na safra de grãos cai no Piauí

Novos dados coletados pela Conab mostraram que a estiagem também atingiu a produção de grãos no sul do Piauí

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a estiagem está agravando a agricultura do Piauí, também no setor de grãos.

A estimativa de crescimento da safra de grãos do Piauí na atual safra caiu de 11,2% em janeiro para 2,3% em março. Esta é uma das consequências da seca que atinge também a região dos cerrados, onde hoje se situa a maior produção agrícola.

A produção total de grãos deverá ficar em torno de 2,338 milhões de toneladas, contra 2,286 milhões da safra passada. É válido lembrar que no primeiro semestre de 2012, o principal produto da pauta de exportação nos primeiros seis meses do ano continua sendo o grão de soja. Em níveis de crescimento, o algodão teve grande destaque, pois seu aumento chegou a 62.072%.

O cerrado encontra-se em situação delicada, com ausência de chuvas há 32 dias em algumas áreas da região de Bom Jesus, onde hoje tem um setor produtivo em expansão, o que pode comprometer ainda mais a situação do setor. A soja ainda é o principal produto de exportação do Piauí e pelo novo levantamento deverá apresentar um crescimento de apenas 1,2%.

De acordo com os novos levantamentos da Conab, a produtividade da soja ficará em torno de 2.340 quilos por hectare, 17,6% menos do que os 2.860 quilos estimados inicialmente.

Este impacto é grande, principalmente se levar em conta que o Piauí ampliou sua área cultivada com soja de 444,5 mil para 546,4 mil hectares, um crescimento de 22,9%.

Já a cultura de grão deverá apresentar uma queda de 15%, neste caso, não se trata apenas das dificuldades relacionadas à falta de chuvas, mas pelo próprio comportamento do mercado.

Os movimentos promissores da soja fizeram com que muitos produtores do algodão migrassem para a soja. A área de algodão encolheu 43% em relação à safra do ano passado, passando de 21,3 mil para 12 mil hectares.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES