Estrangeiros respondem por 38% do movimento da Bolsa

A vinda desses recursos externos tem seu caráter favorável, pois oferece fôlego extra às ações brasileiras

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 A representatividade dos estrangeiros nas operações realizadas na BM&FBovespa não para de aumentar.

Neste mês, o capital externo alcançou a marca inédita de 38% de participação no total movimentado no mercado acionário doméstico.

A vinda desses recursos externos tem seu caráter favorável, pois oferece fôlego extra às ações brasileiras. Mas analistas veem um problema importante nesse movimento: a qualquer sinal de piora no cenário internacional, o estrangeiro pode fugir com rapidez do mercado nacional, derrubando a Bolsa. Levantamento realizado pela Folha com base nos últimos 30 meses mostra a influência das decisões dos estrangeiros na Bolsa. Em 75% dos meses, o resultado da Bovespa (alta ou baixa) ficou em linha com o saldo dos negócios externos.

Ou seja, na maioria dos meses em que os estrangeiros mais venderam que compraram ações, a Bolsa caiu. E vice-versa. "Esse capital, de caráter mais especulativo, vem e vai com muita velocidade. Vimos bem isso no segundo semestre do ano passado, com a saída forte de recursos externos no período de agravamento da crise econômica", diz José Augusto Miranda, chefe da mesa de operações da HSBC Corretora. No ano passado, o balanço das operações dos estrangeiros ficou negativo em R$ 24,63 bilhões, pior resultado da história.

Para a Bolsa, 2008 encerrou com perdas de 41,22%, o mais fraco ano desde 1972. Se a crise não foi superada, ao menos há a sensação de que o pior ficou para trás, o que favorece o mercado acionário. Os estrangeiros trouxeram líquido em 2009 para a Bolsa, que já subiu 45%, R$ 10,65 bilhões. Alexandre Lintz, estrategista-chefe para América Latina do banco BNP Paribas, diz que existe uma "ampla liquidez" no mercado internacional e que "há espaço para o fluxo" para o país se manter, especialmente se mantido o baixo nível dos juros praticados hoje.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES