EUA querem o apoio do Brasil contra a China no G20

Moeda chinesa forte provoca uma forte valorização do real, segundo secretário americano

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os Estados Unidos querem o apoio do Brasil contra a China na próxima reunião do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo).

O secretário do Tesouro dos EUA, Timothy Geithner, tentou convencer nesta segunda-feira (7) o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o "yuan desvalorizado é um problema maior para o Brasil do que para os Estados Unidos".

O argumento de Geithner é que o yuan artificialmente atrelado ao dólar exacerba os fluxos de capital que já chegam com abundância ao Brasil por causa dos juros altos e do bom desempenho da economia do país.

Esse movimento provoca uma forte valorização do real, que prejudica a indústria brasileira. Uma mudança na política cambial chinesa aliviaria esse problema.

Uma fonte presente à reunião entre as duas autoridades contou que Mantega disse apenas que "o Brasil é contra manipulação de moedas de forma geral", mas não se comprometeu em apoiar os EUA. Nos próximos dias 18 e 19, ocorre encontro de ministros da Fazenda do G20 em Paris.

O governo brasileiro está bastante preocupado com a "invasão de produtos chineses" e já se comprometeu com a indústria a tomar medidas de defesa comercial. Mantega cogita questionar a China na Organização Mundial de Comércio, argumentando que a manipulação cambial distorce o comércio.

O problema do Brasil em apoiar os Estados Unidos, no entanto, é que Mantega também considera os americanos responsáveis pela "guerra cambial". Para reaquecer sua economia, o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) emitiu uma grande quantidade de recursos, que acabaram canalizados para os mercados emergentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES