Euro tem a menor cotação frente ao dólar em 8 meses

Endividados, países europeus geram temores sobre “calote”

Avalie a matéria:
Primeiro ministro grego falando no Fórum Econômico | G1.com
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O euro registrou nesta sexta-feira (5) a menor cotação em relação ao dólar desde maio, a 1,3658, afetado pelas preocupações com as dificuldades orçamentárias de vários países europeus. A moeda única usada por 16 países da União Europeia (UE) caiu a 1,3648 por dólar às 8H30 GMT (6H30 de Brasília), a menor cotação desde 6 de maio de 2009.

A divisa europeia é afetada pelos persistentes temores sobre as difíceis situações orçamentários de alguns países da zona do euro, como Grécia, Espanha e Portugal. Com pesados déficits fiscais, esses países levantam dúvidas sobre sua capacidade de pagar dívidas e pressionam a cotação da moeda comum.

Queda nas bolsas

Os temores sobre a capacidade de pagamento dos países europeus se espalharam nesta quinta-feira, depois que a repentina escalada nos custos para proteção contra um default (calote) da dívida soberana de Portugal levou a um medo de cortes no rating de vários países, após o governo local ter falhado em tentar aprovar um projeto para reduzir o déficit público.

Na Bolsa de Valores de São Paulo, o dia foi de perdas pesadas, com o Ibovespa caindo 4,75%. Nos Estados Unidos, o índice Dow Jones, referência na Bolsa de Nova York, fechou em queda de 2,61%, aos 10.002 pontos.

Dívidas

A situação mais grave é a da Grécia. O país tem a maior dívida da zona do euro, que deve atingir 120% do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano. A dívida de Portugal deve alcançar 84,5% do PIB e a da Espanha, 66,3%, abaixo da média da zona do euro. A dívida desses dois últimos países, no entanto, está aumentando rapidamente.

O primeiro-ministro grego, George Papandreou, procurou acalmar os temores dos investidores sobre o déficit de seu país, dizendo que Atenas está implementando mudanças tributárias e absorvendo recursos significativos para União Europeia. "Eu consigo entender as dúvidas, mas é por isso que temos que nos provar. Iremos aplicar de forma crível esse programa", disse Papandreou a jornalistas durante visita à Índia.

Nesta semana, o país apresentou um plano anti-déficit à União Europeia e congelou os salários dos funcionários públicos. Além dos congelamento dos salários, Papandreou disse que a Grécia vai elevar os impostos sobre combustíveis, uma medida que o governo resistia em adotar, mas que deverá gerar centenas de milhões de euros em receita.

Papandreou também falou sobre as medidas que a Grécia já se comprometeu a adotar, incluindo um corte de 10% nos gastos dos ministérios, um corte de 10% nos salários suplementares para funcionários públicos e o congelamento nas novas contrações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES