Evento internacional mostra novo roteiro entre Piauí e Ceará

Para que a iniciativa se concretizasse foram demandados esforços dos Governos e Secretarias de Turismo dos dois Estados

Novo trade turístico entre Piauí e Ceará | OPovo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No primeiro dia da 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM), realizada em Fortaleza, foi lançado um roteiro diferente incluíndo serras do Ceará e Piauí. A iniciativa teve apoio do Sebrae e oferece aos turistas opções de aventuras, ecologia e compras Se os operadores de turismo do mundo esperavam ver apenas as praias cearenses, conheceram muito mais do que isso com o projeto Serras Nordeste, apresentando no fim da tarde de ontem na 18ª edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM). Em uma ação conjunta do Ceará com o Piauí, o roteiro inclui seis municípios, sendo três de cada lado. A intenção é que os visitantes conheçam as belezas serranas de Ubajara, Viçosa do Ceará, Tianguá, Piripiri, Pedro II e Piracuraca, cada uma com suas belezas naturais, opções de turismo de aventura e ainda trilhas históricas e polos de compras.

Para que a iniciativa se concretizasse foram demandados esforços dos Governos e Secretarias de Turismo dos dois Estados, das Prefeituras Municipais e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). "Acreditamos que há um segmento buscando alternativas diferentes dentro do Brasil", afirmou durante o evento o governador do Piauí, Wellington Dias.

Para o secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, os visitantes vão mesmo encontrar um Nordeste diferente. "Estamos investindo em infraestrutura para que o Nordeste se consolide de uma vez por todas como destino nacional e internacional", disse. Os dois governantes afirmaram que estão investindo nas estradas que ligam os destinos e que cada município apresenta atividades especiais para, juntos, e de forma complementar, atraírem os turistas.

OUTROS DESTINOS

Além do roteiro integrado Ceará e Piauí, outras novidades foram apresentadas durante a BNTM. Mario Carvalho, diretor geral da TAP no Brasil, recebeu os jornalistas e anunciou a inclusão de três novos destinos nas rotas operadas pela companhia. Moscou, na Rússia; Varsóvia, na Polônia; e Helsinque, na Finlândia, passam a integrar os 62 destinos cobertos pela empresa que opera voos diários de Fortaleza. No total a TAP tem 67 voos no Brasil. De acordo com Carvalho, já há conversas com o secretário Bismarck Maia para que o Ceará seja divulgado com intensidade nestes locais. "Bismarck já se mostrou disposto a trazer os operadores destes países para conhecer o Ceará", afirmou o diretor da TAP.

Carvalho revelou que nos três primeiros meses de 2009 a companhia sentiu os efeitos da crise financeira mundial e detectou uma queda de 12%. "Mas já verifica-se uma recuperação em abril", afirmou. Ele disse ainda que as frequências suspensas pela empresa no Brasil, assim como a triangulação de voos (união entre dois destinos, sendo que um deles se torna uma escala) é apenas um ajuste de demanda e que foi realizado em todos os países operados pela companhia e em todas as rotas. "Há recessão em Portugal, até porque a Espanha passa por uma crise violenta e esta foi uma ferramenta da companhia", justificou.

RODADAS DE NEGÓCIOS

Vinte e nove países participam das rodadas de negócios para compra de destinos turísticos no Nordeste durante a BNTM 2009. Os dez com maior comitiva foram:

1º) Argentina; 2º) Estados Unidos; 3º) Alemanha; 4º) Itália; 5º) Holanda; 6º) Espanha; 7º) Chile e Peru; 8º) Inglaterra; 9º) Bélgica, Suíça e Uruguai; 10º) França



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES