Ex-CEO da PIMCO explica o porque das empresas pararem de investir

Em artigo, Mohamed A. El Arian lista as 5 razões pelas quais as empresas já não investem tanto, apesar de lucros e recursos recordes

Mohamed El- Erian, então como CEO da Pimco, discursa durante encontro em Washington | Reprodução/ Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde a crise de 2008, as empresas americanas e das economias avançadas em geral se recuperaram de forma vigorosa e tem hoje lucros e reservas em níveis recordes.

Estes recursos, no entanto, só são mobilizados para recompensar acionistas e não estão sendo reinvestidos.

Ex-presidente executivo da PIMCO, uma das maiores companhias de investimento do mundo, Mohamed A. El Arian publicou um artigo no Project Syndicate para explicar porque isso está acontecendo. Ele dá 5 motivos:

1. As companhias estão preocupadas com a futura demanda de seus produtos porque não sabem se a recuperação vai se manter quando os bancos centrais interromperem suas políticas heterodoxas.

2. A China tem um papel tão importante na demanda global que qualquer incerteza sobre suas perspectivas tem um efeito desproporcional sobre a ansiedade dos investidores.

3. As empresas estão desconfiadas de que a inovação normal já não dá tanto resultado e tem hoje mais a ver com encontrar o "app matador" do que com o financiamento clássico.

4. O plano de longo prazo das empresas está sendo afetado por questões sobre o ambiente de negócios que não tem resposta certa por enquanto - como a direção das reformas estruturas da União Europeia, por exemplo.

5. A margem de manobra das empresas ainda não é tão grande assim, apesar do que os avanços financeiros possam sugerir.

Para Mohamed, a boa notícia é que estas preocupações estão sendo abordadas e enfrentadas. A má notícia é que o crescimento mais rápido que a economia global precisa só vai acontecer quando o setor privado contribuir de forma mais decisiva, o que ainda não está acontecendo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES