Expectativa de vida sobe e reduz valor de benefício do INSS

Para Conde, todos os anos os trabalhadores que vão se aposentar devem optar por pedir o benefício

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira uma alteração na expectativa de vida do brasileiro, que aumentou e chegou a 73 anos, 5 meses e 24 dias em 2010, o que fez subir também a base de cálculo do fator previdenciário, usada pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) para ajuste dos pedidos de aposentadoria. Assim, vai ocorrer uma redução média de 0,42% no valor recebido pelo trabalhador que se aposentar a partir desta quinta-feira em relação ao benefício concedido até a quarta-feira.

O fator previdenciário é um mecanismo que pode aumentar ou diminuir o valor do benefício calculado com base, prioritariamente, no tempo de contribuição do trabalhor, idade e expectativa de vida (baseada no IBGE). O valor do benefício deste primeiro cálculo será multiplicado pelo fator previdenciário. Assim, conforme mais alto for o valor do fator previdenciário, maior será o benefício a ser recebido. O fator previdenciário aumenta quanto maior é tempo de contribuição e a idade do trabalhador, mas diminui quanto maior é a expectativa de vida calculada pelo IBGE.

Conforme o professor da Fipecafi-FEA USP e diretor da Conde Consultoria Atuarial, Newton Conde, os fatores foram reduzidos e o benefício tende a ser menor. Os brasileiros que quiserem receber o mesmo valor terão que trabalhar até 73 dias a mais, dependendo da idade e do tempo de contribuição no instituto. Para o professor, o INSS faz essa alteração todos os anos para compensar o dinheiro maior gasto com os segurados; entre 2009 e 2010, houve aumento médio de 41 dias na expectativa de vida do trabalhador.

Para Conde, todos os anos os trabalhadores que vão se aposentar devem optar por pedir o benefício antes do dia 1º de dezembro, para receber o valor de acordo com a tabela mais antiga e vantajosa. Atualmente, para pedir a aposentadoria no Brasil, os homens devem comprovar 35 anos e as mulheres 30 anos de contribuição no INSS, além de idade mínima de 65 anos (homens) e 60 anos (mulheres).

"O fator previdenciário é uma forma o INSS garantir um valor maior mensal aos que, pelo menos teoricamente, irão ter menos tempo para usufruir do valor e um valor mensal menor para aqueles que devem receber o benefício por mais tempo", diz Conde. Por exemplo, um homem que resolver se aposentar com 70 anos e que começou a contribuir com a Previdência com 33 anos (47 anos de pagamentos), receberá um valor referente a 2,02 vezes a sua renda mensal enquanto um homem de 60 anos que começou a contribuir com 25 anos (35 anos de pagamentos ao INSS) terá um fator previdenciário de 0,86 de sua renda média mensal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES