Exportações brasileiras de soja estão batendo recorde em 2014

Nos primeiros meses de 2014, 25 milhões de toneladas foram exportadas. Santos e Paranaguá tiveram crescimento de 26% no volume exportado.

Colheita da soja | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As exportações brasileiras de soja estão batendo recorde este ano. No Paraná, os agricultores comemoram o bom momento.

Na cooperativa de Cascavel, no oeste do Paraná, tem pouca soja guardada. Os preços animaram os agricultores. O produtor rural Modesto Daga conta que fez bons negócios este ano. "Hoje tenho de 10% a 12% de soja estocada, o resto está todo comercializado porque o preço estava muito favorável".

O bom momento vivido pelo produtor de soja está sendo impulsionado principalmente pela exportação. Nos cinco primeiros meses do ano foram 25 milhões de toneladas exportadas, 27% a mais que em 2013. A soja bateu recorde de vendas.

"A China tem sido o grande diferencial dos últimos 12 a 15 anos em termos do comércio internacional de soja. Respondendo por 63% da demanda dos países exportadores", explica Camilo Motter, analista de mercado.

Para ter uma ideia do impacto da China nas compras mundiais de soja, basta olhar os números. No ano de 2000, ela importou 10 milhões de toneladas, no ano passado foram 60 milhões de toneladas e a previsão para este ano é de 69 milhões de toneladas.

Além da soja em grão, o Brasil também exporta farelo e óleo de soja. Em um armazém da Coopavel, cooperativa agroindustrial de Cascavel, no oeste do Paraná, está armazenado farelo de soja. Cerca de 70% da produção vai seguir para a exportação, algo que não ocorria há cinco anos.

A cooperativa tinha parado de exportar farelo por causa do preço e agora retomou o mercado. "A safra brasileira este ano foi maior. Há uma necessidade de soja, óleo e farelo para o mundo e o Brasil tem que aproveitar essa oportunidade até setembro, outubro, quando entra a safra americana. Daí ela irá também abastecer o mercado internacional", afirma Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

As principais portas de saída da soja brasileira são os portos de Santos e Paranaguá. Juntos, eles respondem pela metade da exportação brasileira de grãos.

Nos cinco primeiros meses do ano, o porto de Paranaguá movimentou 5,1 milhões de toneladas de soja. Por Santos foram quase 8,7 milhões. Juntos, os dois portos tiveram crescimento de 26% no volume exportado até agora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES