Exportações piauienses crescem 40%

As vendas de janeiro a setembro deste ano somaram U$ 121 milhões

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As exportações piauienses repetiram bons resultados, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC). As vendas de janeiro a setembro deste ano somaram U$ 121 milhões, valor 40% maior que os U$ 86 milhões registrados em igual período de 2008.

O desempenho das exportações colocou o Piauí em posição privilegiada. O Estado ignorou a média brasileira das exportações que registrou queda de (-25%) entre os Estados. O Piauí foi o único Estado da região Nordeste a registrar crescimento nas vendas e, mais uma vez, atingiu o maior crescimento percentual do Brasil. Além do Piauí, apenas os Estados de Mato Grosso (11%), Tocantins (4%) e Roraima (2%) registraram crescimento nas exportações.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), Valério Carvalho, destaca as ações de incentivo à cultura exportadora como um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento das vendas. ?O empresariado do Piauí passou a perceber que vender ao mercado internacional é um bom negócio, sem falar na melhor infraestrutura de escoamento da produção, que vem diminuindo custos e estimulando a exportação.

Na pauta de exportações, a tradicional cera de carnaúba, há meses perdeu liderança para a soja. As vendas do produto, nas modalidades bagaço, grãos e óleo, representam quase 70% da pauta, somando mais de U$ 83 milhões. Na terceira posição, aparecem as ceras vegetais, com, aproximadamente, U$ 19 milhões, representando 15% das vendas. Outro produto que ganhou destaque na pauta foi o mel natural, com quase U$ 5 milhões e 4% de participação. O mel do Piauí produzido em floradas orgânicas vem conquistando novos mercados, inclusive a Europa. Os principais mercados compradores dos produtos piauienses são: França (30%), China (18%) e Estados Unidos (10%).

Valério Carvalho acredita que o Piauí se prepara para bater novo recorde das exportações em 2009. ?Enquanto a crise internacional provoca queda nas exportações na maioria dos Estados, o Piauí soube encrementar as vendas no mercado internacional. Faltando três meses para o fechamento da balança comercial de 2009, não temos dúvidas que as exportações irão superar as de 2008, quando o Estado vendeu U$ 137 milhões?, disse.

Na comparação de janeiro a setembro de 2009/2008, os dados mostraram que as importações mantiveram-se no mesmo patamar de U$ 44 milhões. Enquanto as exportações cresceram (40%), passando de U$ 86 milhões para U$ 121 milhões, gerando saldo positivo de 83% na balança comercial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES