Fábrica demite 580 pessoas no Ceará

Era responsável pela produção de cinco mil pares de calçados por dia, reduziu sua produção para mil

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

m apenas um m?s e meio, a crise enfrentada pela Agab?, maior empresa do ramo cal?adista da regi?o do Aracati, fez com que fossem demitidos 580 funcion?rios. A situa??o grave ocasionou, ainda, o fechamento da unidade de Fortim e, agora, leva oper?rios e dirigentes da f?brica a discutirem com o Governo do Estado uma solu??o para a problem?tica. Uma audi?ncia p?blica acontece amanh?, em Aracati.

Com o atual quadro, a empresa, que antes era respons?vel pela produ??o de cinco mil pares de cal?ados por dia, reduziu sua produ??o para mil pares. Segundo o gerente da unidade de Aracati, Marcos Granero, a companhia hoje, que est? presente nas localidades de Majorl?ndia, Quixaba, Pedregal, Pedra Redonda e Sede, atua com cerca de 350 funcion?rios. ?A Agab? ? uma empresa exportadora e, com a sobrevaloriza??o do real, houve uma redu??o nas exporta?es. O outro ponto foi o inc?ndio na f?brica que ocorreu em novembro, que destruiu a nossa mat?ria-prima?, explica Granero.

Segundo ele, o acidente teve como conseq??ncia a perda dos clientes do mercado interno: at? que a mat?ria-prima fosse reposta, os contratos locais haviam sido cancelados. Foram destru?dos 65 mil pares de cal?ados, todo o almoxarifado e m?quinas, causando preju?zo de cerca de R$ 8 milh?es. At? agora, o seguro ainda n?o efetuou o pagamento.

Hoje, cerca de 50% da produ??o da Agab? est? focada no mercado interno e, desde 2007, a empresa se mobiliza a transferir o que era escoado para o exterior, por conta do c?mbio desfavor?vel. Mesmo assim, novos mercados na Europa est?o sendo prospectados.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES