Fartura de frutas melhora renda no Cariri

Fartura de frutas melhora renda do sertanejo no Cariri

Fartura de frutas melhora renda do sertanejo no Cariri | Diário do Nordeste
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Sirig?ela, pitomba, manga, mam?o, pinha, laranja, melancia, abacate e jaca s?o algumas das frutas encontradas nas estradas e nas feiras-livres do Cariri nesta ?poca do ano. O in?cio do per?odo invernoso vem acompanhado de uma fartura de frutas que alimentam o sertanejo, melhoram a renda familiar e transformam a regi?o num pomar natural.

Manga e sirig?ela, por exemplo, est?o ?fazendo lama? na regi?o. A maior parte da produ??o fica perdida. ?N?o tem quem d? vencimento?, diz o agricultor Expedito Guedes, coordenador do ?Cariri Frutas?, evento que est? sendo realizado neste s?bado e domingo, na cidade do Crato.

O ?Cariri Frutas? tem como v?rios objetivos, entre os quais, fortalecer o setor, contribuir para a gera??o de emprego e renda para os produtores e, sobretudo, fomentar a instala??o de uma ind?stria de beneficiamento das frutas que s?o jogadas fora ou utilizadas como alimento para os porcos.

Expedito reafirma que ?a fruticultura ? uma das atividades econ?micas estrat?gicas, com potencial para responder bem aos investimentos p?blicos e privados por meio da gera??o de renda e emprego est?veis no meio rural?.

No caso da sirig?ela, segundo ele, apesar do desperd?cio, a fruta vem agregando valores ? renda familiar. A fruta, colhida verde, ? encaixotada e exportada para as principais capitais do Nordeste, inclusive Fortaleza. ?Seria muito mais importante a conserva??o da polpa da sirig?ela e da manga em escala industrial?, diz.

Fortalecimento da Economia

O coordenador do ?Cariri Frutas? garante, tamb?m, que o evento tem larga import?ncia para a sociedade porque envolve trabalhadores e trabalhadoras e o poder p?blico dentro de um prop?sito de fortalecimento da economia, por meio da comercializa??o das frutas e revitaliza??o no programa alimentar.

O ?Cariri Frutas? conta com uma programa??o que inclui palestras, debates, oficinas e a parte cultural, que ter? apresenta?es folcl?ricas e shows com artistas da regi?o. No encerramento, ser? feita uma avalia??o do evento. Al?m disso, finalizando as atividades, os participantes poder?o se divertir com forr? p?-de-serra.

Voca??o

A voca??o natural da regi?o do Cariri para a fruticultura e os resultados modestos obtidos com a atividade s?o uma contradi??o que tem chamado cada vez mais a aten??o de pesquisadores, empres?rios, produtores rurais, bem como de institui?es p?blicas e privadas interessadas no desenvolvimento do agroneg?cio.

A respeito das condi?es clim?ticas favor?veis, solos apropriados e ?gua com qualidade para irriga??o, muitas ?reas destinadas ao cultivo de frutas apresentam baixas produ??o e produtividade, al?m de dificuldades de comercializa??o.

?Esta produ??o poderia ser muito maior?, destaca o secret?rio de Agricultura do Crato, Nilvaldo Soares, lembrando que, no passado, o Cariri foi um celeiro de frutas. Um exemplo da voca??o do Cariri para a fruticultura vem do S?tio Belmonte, na cidade do Crato. O empres?rio Gilberto Mendon?a est? colhendo duas safras por ano de uva da melhor qualidade.

?timos Resultados

?Os projetos irrigados implantados nos munic?pios de Mauriti, Brejo Santo, Miss?o Velha e Jati est?o dando ?timos resultados?, garante o diretor t?cnico da Empresa de Assist?ncia T?cnica a Extens?o Rural (Ematerce), Ricardo Abadia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES